2 Replies Latest reply on Nov 29, 2018 8:29 AM by Lucas Ribeiro

Internacionalizaçao no Tableau

Ricardo Marcolino

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém ja precisou criar um dashboard em multiplas linguas(Ingles, frances, alemao, etc), existe alguma feature de traduçao automatica no Tableau?

Grato,

Ricardo

• 1. Re: Internacionalizaçao no Tableau
          Thiago Cunha

Olá Ricardo.

Não nenhuma feature, pelo menos que eu saiba, que vá mudar o conteúdo do que é apresentado no Tableau.

Digo conteúdo porque as informações são obtidas de um banco e nesse banco os dados virão em algum idioma....

O que o Tableau faz hoje é o ajuste de algumas partes da aplicação. Se você criar um Total Geral, por exemplo, no seu tableau, quando publicado no seu tableau server, se seu user tiver configurado para o Inglês lá vai aparecer "Grand Total", ou seja, há traduções apenas para a aplicação, não para o conteúdo.

Se você tiver muita necessidade de realizar um projeto nesse sentido, eu conheço programadores que conseguiriam desenvolver algo em cima disso.

• 2. Re: Internacionalizaçao no Tableau
            Lucas Ribeiro

Olá Ricardo,

Realmente o Tableau não tem nenhuma funcionalidade que faça a tradução dos dados.

O que é possível caso você tenha seus dados em mais de um idioma é alternar ele dinamicamente baseado em usuários ou grupos do Tableau Server.

Ex: tenho o user1 que verá os dados em japonês, crio um campo calculado condicional onde o user1 verá os dados em  japonês e assim pode ser feito para outros idiomas. Em anexo um TWBX de exemplo.