0 Replies Latest reply on Oct 24, 2018 8:12 AM by Alex Camatti

Soma acumulada sem calculo de tabela

Alex Camatti

Bom dia,

estou há dias tentando encontrar uma solução para meu problema e ta bastante complicado.

Basicamente eu ja tenho tudo, mas cheguei num ponto onde nao consigo mais resolver o problema com calculo de tabela, digamos que os calculos de tabela "me ferraram". Não consigo mais avançar graças a esses calculos que fiz. Tenho 1 campo onde tenho a representação (porcentagem do total, calculo feito sem calculo de tabela) dos meus itens, em outro campo tenho a soma acumulada da resentação que utiliza  o seguinte calculo:      RUNNING_SUM(SUM([Representação])) que utiliza calculo de tabela.

tambem possuo o campo de "categoria (Curva ABC)" onde eu classifico meus itens:

IF [Soma acumulada] <= 55 THEN

"A"

ELSEIF [Soma acumulada] >= 55.1 AND  [Soma acumulada] <= 85 THEN

"B"

ELSE

"C"

END

basicamente os campos sao intuitivos e faceis de entender, aqui vai uma breve visualização do que eu tenho na minha tabela

Captura de tela 2018-10-24 11.23.02.png

O problema esta justamente em fazer as categorias, como a ordem da representação é decrescente, então as somas começam de cima para baixo tambem, e assim obtenho os numeros que necessito. Produtos de curva A são, em ordem de representação decrescente, a soma da representação de cada item ate 55%. Resumindo, tudo o que quero esta aqui, mas se eu tentar utilizar o campo "categoria (Curva ABC)" como filtro em uma planilha que não tenha os produtos na visualização, eu apenas terei a opção C para conseguir visualizar. Isso porque sem nada na visualização, a soma da representação sempre vai ser 100, pois esta considerando todos os produtos, ela so consegue separar se tiver itens na visualização, ai sim consigo filtrar. A questao é que quero poder utilizar esse calculo onde separo as categorias em outra planilha que nao tera uma lista de itens, mas devido a esse "problema" não é possivel. A principio o softwre esta fazendo tudo corretamente, a minha logica é que nao esta funcionando... Eu tentei retirar a soma acumulada do calculo de tabela, mas parece que nao existe um calculo onde eu diga: ordene os itens em ordem decrescente de representação, depois faça a soma acumulada dos itens.

Tentei explicar da melhor forma possível.. sei que é algo complexo, mas qualquer coisa eu estarei aqui para ajudar. Se alguém souber de uma solução, ficarei muito grato, é algo que literalmente congelou minhas tarefas, basicamente preciso dessa classificação de categoria pra fazer quase todo o projeto