7 Replies Latest reply on Aug 24, 2018 7:21 AM by Benedito Neto

Erro gráfico de linha com parâmetro

Benedito Neto

Pessoal, estou com um problema em um gráfico simples de linha, onde o valor exibido é o preço ponderado de venda de um material por mês. O problema ocorre quando tento simular o valor do material. Criei um parâmetro e no cálculo do preço utilizo a fórmula:

SUM([QUANTIDADE] * IIF([Preço Simulado]>0, [Preço Simulado], [PRECO])) / SUM([QUANTIDADE])

Onde [Preço Simulado] é o parâmetro.

Os valores gerados estão corretos, porém o Tableau desenha o gráfico de forma errada.

Segue tabela com os valores e o gráfico gerado.

Vejam que os valores ficam todos 2.000,00, devido o preenchimento do parâmetro.

imagem1.png

Já o gráfico que deveria ser uma linha reta, fica desse jeito:

imagem2.png

O estranho é que os rótulos do gráfico ficam corretos (2.000,00) porem o desenho fica totalmente errado.

Em anexo segue o twbx do cenário.

Obrigado!

• 1. Re: Erro gráfico de linha com parâmetro
          swaroop.gantela

Benedito,

Desculpas para o meu google traduzir portugues.
          Eu posso não ter entendido, mas tenho a sensação de que a equação para ponderar
          pode precisar ser diferente:

SUM([QUANTIDADE]) * MAX(IIF([Preço Simulado]>0, [Preço Simulado], [PRECO]))/WINDOW_SUM(SUM([QUANTIDADE]))

A soma da janela dará o total em todo o conjunto.
          Ou, se você quiser, do outro lado do período, você pode defini-lo dessa maneira também.

Por favor, veja a pasta de trabalho anexada no Tópico do Fórum.

279343weight.png

• 2. Re: Erro gráfico de linha com parâmetro
            Santiago Sanchez

Ola Benedito,

Eu acredito que você está correndo em uma divisão por 0 questão. Você pode mudar a fórmula como mostrado na imagem abaixo e funcionaria:

Espero que isto ajude!

Santiago

• 3. Re: Erro gráfico de linha com parâmetro
              Benedito Neto

Obrigado pela resposta, mas a média ponderada deve ser realizada com a fórmula:

SUM(preco x quantidade) / SUM(quantidade)

Caso contrário o valor não fica correto.

Perceba que os valores ficam corretos, em visualização de tabela, o problema é apenas na montagem do gráfico.

imagem1.png

• 4. Re: Erro gráfico de linha com parâmetro
                Benedito Neto

Ola Santiago, dessa forma o valor também não ficaria correto, pois iria mudar o valor da soma da quantidade.

Para evitar a divisão por zero, acho que o mais correto seria:

IIF(SUM([QUANTIDADE]) = 0, 0, SUM([QUANTIDADE] * IIF([Preço Simulado]>0, [Preço Simulado], [PRECO]))/SUM([QUANTIDADE]))

só que mesmo assim continuo com o erro na montagem do gráfico.

Obrigado!

• 5. Re: Erro gráfico de linha com parâmetro
                  Santiago Sanchez

A divisão por zero está no nível da linha, portanto, a condição deve verificar no nível da linha e não na agregação.

Como solução alternativa, isso pode funcionar, fazendo com que a possível alteração na quantidade seja muito pequena:

Eu também sugiro abrir um ticket de suporte, porque o comportamento é estranho: https://www.tableau.com/support/case

• 6. Re: Erro gráfico de linha com parâmetro
                    Benedito Neto

Obrigado Santigo, já abri o ticket. Realmente o comportamento é estranho.

• 7. Re: Erro gráfico de linha com parâmetro
                      Benedito Neto

Senhores, realmente é um problema do Tableau, abri um chamado e segue a resposta:

A renderização inconsistente devido à inexatidão de ponto flutuante é um problema conhecido que será resolvido em uma versão futura do Tableau Desktop. Esse problema será identificado pelos IDs do problema 796585 e 810990 em nossas notas de versão do produto.

O problema ocorre até mesmo em cálculos mais simples, como SUM ([Preço Simulado] * [QUANTIDADE]) / SUM ([QUANTIDADE])

Na pasta fornecida, o problema ocorre quando o parâmetro é usado para multiplicar ou dividir dentro de uma agregação nessa versão do Tableau, porém, o problema não ocorre nas versões do produto anteriores a 2018.1.

A função ROUND pode ser usada como uma possível solução alternativa. Por exemplo, em vez de usar SUM ([Preço Simulado] * [QUANTIDADE]) / SUM ([QUANTIDADE]) pode usar ROUND (SUM ([Preço Simulado] * [QUANTIDADE]) / SUM ([QUANTIDADE]), 2)

Obrigado a todos pela ajuda.

1 of 1 people found this helpful