2 Replies Latest reply on Mar 21, 2018 6:32 AM by Thiago Cunha

Exibir valor do mês atual e anterior com base no parâmetro com agregação. Versão 10.4

Luan Prates

Boa tarde, estou com  um problema e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Estou construindo um dashboard onde preciso apresentar os valores de receita e compara-los com o valor atualizado.

O que não estou conseguindo fazer é gerar esse valor atualizado que é gerado a partir do índice IPCA.

O calculo do valor atualizado é feito da seguinte forma: Valor Atualizado = Vlr realizado * (índice atual / índice da data de referencia).

Valor Atualizado

SUM([Vlr Realizado])*(SUM([Indice atual])/SUM([Indice da data de referencia]))

Indice atual

IF [Data indice atual] == [Dat Indice] THEN

[Vlr Indice Financeiro]

END

Data indice atual

{ FIXED : MAX([Dat Indice]) }

Indice da data de referencia

IF [Data de Referência] == [Dat Indice] THEN

[Vlr Indice Financeiro]

END

A questão é que quando efetuo o calculo o Tableau retorna os valores nulos, pois estou usando um filtro de True ou False para exibir apenas os meses.

Preciso mostrar o valor realizado e o valor atualizado do mês selecionado no parâmetro (Referência) e também o valor do mês anterior ao selecionado.

• 2. Re: Exibir valor do mês atual e anterior com base no parâmetro com agregação. Versão 10.4
          Thiago Cunha

Desculpe-me a demora Luan.

Você só precisa mostrar o valor atualizado para sua medida, certo?

Pelo o que entendi, vamos lá:

1. Não use SUM(Indice). Se o que você tem são índices, então eles não se somam. Se você tiver um índice mensal e tiver várias linhas ou vários dias, o seu índice deverá se repetir em cada linha da partição nível mês (se for o caso do índice mensal). Use MAX ou MIN (INDICE)
          2. Já puxando o gancho, parece-me que você papou mosca ali na hora de fazer o Indice da data de referencia, pois ele não se repetirá em cada linha e assim você só conseguirá atualizar o valor na linha da data de referência e não todas as linhas. Para isso, use um fixed : max(Indice da data de referencia).

Reescrevendo seus cálculos, resumidamente:

Valor Atualizado

SUM([Vlr Realizado])*(MAX([Indice atual])/MAX([Indice da data de referencia]))

Indice atual

{ FIXED : MAX(

IF [Data indice atual] == [Dat Indice] THEN

[Vlr Indice Financeiro]

END

) }

Data indice atual

{ FIXED : MAX([Dat Indice]) }

Indice da data de referencia

IF [Data de Referência] == [Dat Indice] THEN

[Vlr Indice Financeiro]

END

Creio que com isso seu problema se resolva. Tentei colocar em negrito as partes editadas do seu code