4 Replies Latest reply on Sep 6, 2017 1:49 PM by Thiago Cunha

Arquivos .tdc

Nicole Oliveira

Bom dia!

Estou pesquisando sobre criar um arquivo .tdc e encontrei essa pagina Personalização e ajuste das conexões de ODBC . Porém ainda não me ficou claro como eu acesso a seção <connection-customization>.

Alguem poderia me ajudar?

Obrigada

• 1. Re: Arquivos .tdc
          Thiago Cunha

Olá Nicole,

Pelo o que eu entendi, você deve seguir os seguinte passos:

1. Ter ou criar um arquivo .TDS (Tableau Data Source). Pense esta extensão como uma fonte de dados sem os dados, ou seja, só tem as informações de conexões com o banco e metadados.
          2. Abra seu arquivo .TDS com o notepad++ ou algum outro editor de texto. Com isso você perceberá que o arquivo tem uma estrutura de XML que começa descrevendo a conexão com o banco.
          3. Após abrir, você poderá encontrar a seção <connection-customization>, logo no início.

Observações, no meu caso por exemplo, eu não encontro essa seção porque eu não uso uma conexão odbc "genérica", eu conecto em bancos tradicionais já suportados e com conectores próprios da Tableau, claro que o drive odbc será consumido, mas várias etapas são solucionadas pelo Tableau.

Outro ponto que fica é, você sabe gerar o .TDS?

É fácil, vou deixar os prints:

1. Abra o Tableau e conecte ao banco
          2. A partir da planilha, vá com o botão de direito do mouse na fonte de dados e clique em "Adicionar às fontes de dados Salvas"
          3. Escolha um local e salve seu .TDS.

• 2. Re: Arquivos .tdc
            Nicole Oliveira

Olá, Thiago

consegui criar um arquivo .TDS seguindo esse seu passo-a-passo,

mas daí a criar um arquivo .TDC, como faço?

obrigada

• 3. Re: Arquivos .tdc
              Thiago Cunha

Então,

O arquivo .TDC é o próprio arquivo .TDS com apenas a seção <connection-customization>. Uma vez aberto o .TDS no editor de texto, copiado e colado a seção <connection-customization> em um novo bloco, basta salvar o arquivo com a extensão .TDC e voilà, tá criado.

• 4. Re: Arquivos .tdc
                Thiago Cunha

Olá Nicole Oliveira.

Consegui te ajudar?