7 Replies Latest reply on Aug 30, 2017 9:56 AM by Thiago Cunha

Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau

Gustavo Aguiar

Pessoal, boa tarde!

Uma das principais fontes de dados que utilizo no Tableau é o Google Analytics, para monitorar desempenho de campanhas e comportamento dentro do site.

Estou tentando criar uma análise de campanhas no Tableau. No entanto, algo a se considerar ao fazer uma análise dessas é o tempo que a campanha está vigente.
      Minha pergunta é: Como eu faço para calcular o período em que esta campanha está em vigência? (Se é que é possível fazer isso)

Pelo GA, as informações de data vem da seguinte maneira:

Basicamente, em um determinado período, a mesma campanha irá aparecer "diversas" vezes (uma para cada data, neste caso). Ou seja, para conseguir calcular o "tempo de vigência" da campanha, basicamente eu precisaria de algo similar à DATEDIFF("day", Today(), MenorDataQueACampanhaAparece).

Alguém tem alguma ideia de como eu poderia fazer isso?
      O intuito seria ainda utilizar o "tempo de vigência da campanha" em alguma marca (provavelmente forma), e englobá-lo no gráfico a seguir (ou talvez utilizá-lo como filtro)

Agradeço desde já a ajuda!

• 1. Re: Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau
          Thiago Cunha

Olá Gustavo....

Pela sua descrição, parece que você mesmo já tem tudo sobre controle....

De fato, nesse caso você terá que usar a função DATEDIFF('DATEPART', START DATE, END DATE).

Os outros pontos que você provavelmente usaria seriam as funções "MIN" e "MAX" aplicado às datas.

Outras duas funções que você poderia acabar usando (aí seria caso você não conseguisse solucionar com as informações anteriores) seriam o "FIXED" e o "WINDOW_MAX" (ou WINDOW_MIN)

• Com o FIXED, por exemplo, você conseguiria fixar em todas as linhas da campanha, a data de início da campanha usando o mínimo da data no fixed ou então fixar em todas as linhas da campanha a data fim pelo máximo da data no fixed.
          • Já com o "WINDOW_MAX" (ou WINDOW_MIN) você poderia fazer uma construção na tela e utilizar estas funções para determinar o início e fim das campanhas....

Assim, não tenho dúvida de que seja possível construir o que você precisa, mas eu precisaria entender melhor o que você quer. Caso as dicas acima não te ajudarem, entre com mais detalhes e talvez um arquivo exemplo ....

Um forte abraço.

• 2. Re: Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau
            Gustavo Aguiar

Olá Thiago!

Primeiramente muito obrigado pela agilidade na resposta!

Então... o meu problema utilizando a função DATADIFF é como relacioná-la com a dimensão campanha em específico.
            Como que eu aviso o Tableau que é a data mínima DA campanha, e não a data mínima em geral?

Ao meu ver, seria basicamente um campo calculado "Tempo de vigência da campanha" com a fórmula DATEDIFF("day", Today(), MIN.DATA.CAMPANHA)
            Como que eu substituo o "MIN.DATA.CAMPANHA" para algo que faça sentido para o Tableau/ faça-o entender que o desejado é a data mínima por campanha?

Quanto às outras duas sugestões, (Fixed e Window_max/min), ainda estou começando a utilizar o Tableau, e não tenho conhecimento dessas duas funções!
            Irei investigá-las para ver se consigo resolver meu problemas com elas!

Mais uma vez, muito obrigado!!

• 3. Re: Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau
              Thiago Cunha

Então....

A questão que, geralmente, em vários momentos nós temos um tipo de dimensão que se repete várias vezes e com variação de alguns valores....

Vamos supor que você tenha várias campanhas e cada campanha tenha uma data de início.

• Neste caso fica fácil perceber que basta eu pegar a minha data de início, assim pura e simplesmente pois cada linha campanha tem apenas um valor de data. Então se você fizesse o hoje menos a data início já resolveria.

O problema começaria quando você tivesse cada campanha se repetindo várias vezes marcando cada data. Por exemplo, você teria a campanha se repetindo porque a cada dia você traz a quantidade de cliques do dia. Neste caso você não teria uma data de início, mas várias datas marcando as posições.

• Sendo assim, se você listasse as campanhas na planilha e pedisse o máximo, seria retornado o máximo daquela campanha, se pedisse o mínimo voltaria o mínimo da campanha na tela.
              • Você alcançaria esse resultado pelo conceito de "Partição". Quando você listasse as campanhas, mesmo a campanha se repetindo várias vezes na base, ali na tela você teria que cada campanha seria uma "Partição" e se você pedir uma agregação para a partição, você terá o valor pedido agregado. O máximo e mínimo por exemplo, são formas de agregações, assim como o sum, a média, uma contagem distinta.
              • Quando você entender com clareza que o Tableau trabalhará com "Agregações" e "Não agregações", você solucionará com facilidade a maior parte dos problemas.

Enfim, acho que estou falando muito e ajudando pouco. Hoje foi um dia corrido, na verdade essa semana está pesada. Mas assim, tenta montar uma base de exemplo com estrutura similar à sua, uma base fake, aí podemos te ajudar melhor e você pode fazer a engenharia reversa da solução e aprender melhor... O que me diz?

Um forte abraço...

• 4. Re: Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau
                Henrique Arita

Gustavo, boa noite.

Como mencionado pelo Thiago, seria interessante você postar um twbx com a fonte no mesmo layout que você possui porem com dados fake.

De qualquer forma, além das funções que o Thiago mencionou, se eu entendi bem, você pode utilizar a função fixed

Ficaria assim {fixed <Campanha>:Min(DATA)}

Se você conhece banco de dados, é basicamente um subselect, onde para cada linha da sua fonte de dados vai retornar a menor data para cada campanha.

Com isso, se você utilizar este o calculo de datediff com esse campo, você teria o valor fixo de cada campanha com relação à data de hoje.

Espero ter ajudado.

Caso contrário, por favor, nos avise.

Abraço.

• 5. Re: Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau
                  Gustavo Aguiar

Bom dia, Henrique!

Muito obrigado! O meu problema estava relacionado à aplicação do Fixed, e com seu exemplo foi bem fácil de entender a sintaxe dessa função!
                  Você e o Thiago me ajudaram bastante!

Um grande abraço!

• 6. Re: Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau
                    Gustavo Aguiar

Bom dia, Thiago

A combinação das suas respostas com a do Henrique me ajudou a resolver meu problema!
                    Muito obrigado!

Um abraço!

• 7. Re: Ajuda - Cálculos de tempo/datas no Tableau
                      Thiago Cunha

Que bom....

Estamos sempre aí na relatividade.....