2 Replies Latest reply on Jun 7, 2017 8:15 AM by Bruno MICHELIN

Atualização automática no filtro

Bruno MICHELIN

Pessoal, Boa tarde!

Gostaria da ajuda de vocês para encontrar uma solução para automatizar um dos filtros que uso em 2 Dashboards.

Fiz um Dash que possuí uma listagem de clientes e o "total de vendas" por dia.

Esse Dash possui como filtro apenas ano = 2017 e número da semana.

A minha dificuldade esta sendo com automatização do filtro semana, gostaria de criar uma forma que a semana fosse atualizada sozinha conforme o passar dos dias.

Por exemplo atualmente estamos na semana 23 do ano 2017 e após o dia 11/06 iremos para a semana 24. Quero que no dia 12/06 o filtro semana altere para 24 sem que eu precise fazer essa alteração manual.

Tentei algumas fórmulas como Datapart pra pegar a maior semana da maior data, e por algum motivo o Tableau retorna 24, sendo que ainda estamos na semana 23.

Obs: Meu banco trabalha com D-1.

Para o Dash 2 a apresentação é semelhante, mas eu tenho um gráfico em barras que retorna valores referente as últimas 4 semanas. Seria a mesma coisa, ao entrar em uma semana nova, automaticamente a semana mais antiga deve sair e o número da semana atual deve entrar e assumir a classificação como decrescente.

• 1. Re: Atualização automática no filtro
          Thiago Cunha

Olá,

De fato estamos na semana 23, porém existe um parâmetro na maioria dos sistemas de data onde, quando você trabalha com semanas, você precisa especificar quando se inicia seu cálculo, se na segunda ou no domingo. Por default no Tableau, ele considera início na segunda e por isso ele dá como resultado o número 24. Para corrigir isto utilize a sintaxe completa da fórmula:

DATEPART('week',TODAY(),'sunday')

(assim ele retornará 23 como resultado)

Para sua automação, utilize ou a "data do sistema", como no exemplo acima, ou a "data da carga dos seus dados" no seu caso D-1, ou qualquer outro mecanismo de data que você tenha.

Para solucionar essa questão na raiz, altere a configuração default de data da sua base no tableau como segue em print:

Alterando na raiz, quando você utilizar a data como semana, ela já retornará direto o 23 em vez de 24

Já em relação a sua questão de automação do filtro como default, você poderia chamar a última semana da sua base de "Esta Semana" e as anteriores apresentar seus próprios valores, por exemplo....

assim você não precisaria mudar o filtro toda semana para incluir a última, pois ele já ficaria sempre filtrado em "Esta Semana"....   Deu para entender? Não me recordo de outra maneira no momento....

O restante eu imagino que você saiba seguir sozinho.... Mas se precisar de ajuda,tamo aí....

• 2. Re: Atualização automática no filtro
            Bruno MICHELIN

Santhiago,

Obrigado pela ajuda.

Fiz aqui a alteração no parâmetro de data da minha fonte de dados e deu certo vlw.

Vou detalhar um pouco como que eu fiz, para que outras pessoas que tenham uma dificuldade semelhante possam reaproveitar esse post.

Criei um campo calculado (SEMANA ATUAL)  DATEPART('WEEK',TODAY())  e no meu filtro semana que eu usava antes, inclui uma condição nele dizendo que:  [SEMANA] = [SEMANA ATUAL], dessa forma vai atualizar sozinho.

Fiz a mesma coisa para o outro dash usando a condição  [SEMANA] >= [SEMANA ATUAL] -3 , dessa forma agora ele também esta retornando somente as últimas 4 semanas.

1 of 1 people found this helpful