10 Replies Latest reply on May 26, 2017 9:52 AM by Thiago Cunha

[Dúvida iniciante] Linha de performance

Tulio Freitas

Pessoal,

bom dia.

Estou montando uma análise de SLA's (Acidentes e problemas atendidos on time) e fiquei com uma dúvida em como colocar uma linha que projete mensalmente a % atingida.

Por exemplo.na imagem abaixo tenho a quantidade de incidentes/requests abertas mensalmente. Criei uma variável %Tickets Attended on Time - onde tenho valores true/false. Como eu poderia incluir essa linha de % SLA attended on time no gráfixo abaixo utilizando esse campo calculado? Seria essa  a maneira correta?

Obrigado!

• 1. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
          Thiago Cunha

Olá Tulio,

Há duas maneiras principais de se realizar o que você quer:

1. Adicionar uma linha de Referência (A principal maneira)
          2. Adicionar um segundo eixo ao gráfico.

Creio que uma dessas soluções te atenderá.

Ps.: Só uma observação simples, Para sua linha de referência, o seu campo calculado precisa estar na tela, ou em uso ou nas marcas.

1 of 1 people found this helpful
          • 2. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
            Tulio Freitas

Arquanjo,

muito obrigado pela resposta! Eu fiquei com uma dúvida quanto a composição da linha de tendência a ser analisada (% Incidents on time), mas já vi que assim que acertar o cálculo o eixo duplo irá funcionar.

Montei a lógica do campo calculado da seguinte maneira:

E o resultado que me aparece é somente 0,5 - conforme imagem abaixo. Provavelmente porque ele só está analisando o true/false. Saberia me ajudar quanto a isso? Novamente, agradeço o apoio - mesmo que para uma simples dúvida.

• 3. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
              Thiago Cunha

Olá Túlio....

Observação.... Você disse linha de tendência, só lembre que você vai utilizar a "linha de referencia", lembre-se disso... Só um alerta para você não acabar procurando solução errada na internet...  hahahahaha

Mas vamos lá.... Nesse cálculo como você construiu, você vai ter um resultado para cada abertura... Ou seja para cada incidente e cada mês....

1. No seu print, você ainda não feixo o eixo ficar duplo e por isso o %Incidentes time está em baixo...
              2. Se for para ter um valor para cada incidente, você pode nessa construção do print, utilizar o gráfico de Gant, ele te fará uma linha em cada célula aí... Tipo um atingimento.....
              3. Se você precisa de um valor para cada mês, por exemplo, e não para cada incidente.... Você precisará usar um Total ou Fixed, e isso vai depender se esse número vai responder ou não aos filtros.

Fica uns prints de exemplo.... Espero que te inspire, dá para fazer até mais coisas....

1. Utilizando linha de referência

2. Combinação (Eixo duplo + Referencia)

3. Outro combinado

4. Mais um

• 4. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
                Tulio Freitas

Oi Arquanjo,

novamente, muito obrigado pelo esclarecimento.

Correto, me expressei errado, corrigindo: linha de referência, rs.

Um detalhe, a variável Incident Type é classificada ou como incident ou como request. Não existe mais de um tipo de incidente, por exemplo. Seguindo o seu conselho, o que eu fiz foi:

i) Agregar todos os tickets por orderstatus (Late ou On-time) para cada tipo de incidente (request ou incident) por mês e ano de abertura, conforme abaixo:

Como resultado, obtive o seguinte gráfico (Já com eixo duplo):

Como vemos no gráfico acima, ele já está calculando a percentagem dos tickets Late e On Time para cada mês e Incident Type. Porém, ao mudar para linha ele perde toda a formatação e apresenta 3 valores nulos:

Além disso, eu havia pensado em deixar uma linha de referência sem "quebras" mensais, conforme feito no gráfico em excel abaixo (linhas constantes para cada tipo de "Incident Type"):

Não sei se fui muito claro no detalhamento. Mas de que forma partindo do gráfico com eixo duplo construído eu conseguiria chegar no mesmo resultado?

• 5. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
                  Tulio Freitas

Update:

Consegui chegar a um resultado mais próximo do pretendido utilizando as linhas de referência com base na variável agregada (máximo).  Porém, não consigo retirar o filtro mínimo da análise (Não atendidas on time), que vira uma linha única de 100%.

Adicionalmente, não consigo adicionar um novo tipo de linha de referência no mesmo gráfico, talvez por já existir um eixo duplo no gráfico. Existe alguma alternativa para isso?

• 6. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
                    Thiago Cunha

Opa....

hummm  ...  você conseguiu avançar bem nesse ponto, parabéns....

Vamos lá (tentar)..... Até o momento só existe a opção de "eixo duplo", você não consegue fazer, ainda, um "eixo triplo" no tableau..... Entretanto, você pode usar as "linhas de referências".... Além disso, você não consegue fazer um eixo duplo com "valores de medidas" de um lado e um outro "valores de medidas do outro", ou seja, ou o seu gráfico de barras é uma abertura ou seu gráfico de linhas...

Você tem que conseguir se virar com esses recursos de alguma forma....

Agora que percebi e acho que entendi melhor o que você quer....  Nesse seu caso voce não vai conseguir fazer igual no excel porque quando você coloca o "Incident Type" na coluna ele segmenta sua informação, inclusive para o seu gráfico de linha que deve se segmentar apenas pelo tempo....

O incident type na coluna é o que está te impedindo de fazer o gráfico de linha no segundo eixo....

Você poderia tentar usar a função "Exclude" na construção do grafico de linhas, mas acho que continuaria no mesmo problema.... teria que testar....

Se você tiver uma réplica fake dessa base, coloca aí que a gente tenta dar uma força.

• 7. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
                      Tulio Freitas

Perfeito... entendi o seu ponto referente ao incident type segmentado por coluna.

Estou tentando de outra maneira mas também não estou conseguindo, fiquei parado nessa etapa.

Segue abaixo a réplica fake:

Tableau Public

Muito obrigado pela a ajuda novamente, Arquanjo - já consegui entender muito melhor a lógica das análises / eixos...

• 8. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
                        Thiago Cunha

Vish.....

Foi mal cara... ainda não atualizei meu Tableau para o 10.2....

Não consigo abrir o aquivo.......

2 of 2 people found this helpful
                        • 9. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
                          Tulio Freitas

Opa, sem problemas meu camarada... já ajudou muito até aqui.

Vou tentando resolver localmente em paralelo,

Muito obrigado!

• 10. Re: [Dúvida iniciante] Linha de performance
                            Thiago Cunha

Ok....

Mas só lembrando, até hoje não vi solução para construir um gráfico como daquele do seu excel por conta da dimensão na coluna....

Se for para fazer as linhas em um eixo e barras únicas em outro eixo, isso é garantido.... mas abrir as barras lado a lado, aí não vi ainda....

um abraço,.

Esse é o máximo que sei que dá...