1 Reply Latest reply on Aug 18, 2016 10:03 AM by Luciano Vasconcelos

Perguntas - Caso de Uso

Bruno Zanoelo

Olá pessoal, sou novo no Tableau e apesar de ter visto alguns vídeos eu não entendi algumas coisas. Se me ajudassem, ficaria MUITO grato.

Gostaria de entender melhor como funciona os DataSources, Pastas de Trabalho e a diferença da Extração de Dados e o modo Online.

Estou tendo um caso de uso, o qual ocorre o seguinte:

Eu terei de desenvolver as planilhas no meu computador, o qual contém o Tableau Desktop PRO, após o desenvolvimento eu teria de publicar estas planilhas no Tableau Online, até aí tudo bem. O problema é que a mesma planilha deverá ser usada pelo usuário A e o Usuário B, os quais são de empresas DISTINTAS, estes usuários deverão visualizar os dados apenas da sua respectiva empresa, a qual, o banco de dados está alocado no servidor da Empresa(Podendo ser acessado via IP público). Como eu poderia proceder neste caso? Existe uma forma de trabalhar assim?

Outras perguntas:
      - No data source eu desenvolvi uma SQL e o tableau me possibiltia efetuar a Extração ou Trabalhar em modo online, qual seria a diferença? A extração, extraí os dados e grava na pasta de trabalho?
      - Como funciona a ferramenta de Shedule Task do Tableau Online? Eu poderia fazer com que essa ferramenta acessa-se o servidor do cliente A e cliente B para atualizar os gráficos?
      - O envio das pastas de trabalho, neste caso de uso, pode ser utilizado? Pois minha ideia seria, criar um projeto para cada empresa, acessando diferentes DataSources, os quais apontam para o servidor da Empresa A ou para o da Empresa B.

Segue em anexo uma imagem para melhor explicação do assunto:

Agradeço desde já, qualquer ajuda é bem vinda, estou bem perdido!

• 1. Re: Perguntas - Caso de Uso
          Luciano Vasconcelos

Boa tarde.

Vou tentar responder algumas:

Extração de Dados e o modo Online é simples: o online sempre trará o dado atualizado e a extração trará o dado referente 'a última atualização do extrato.

DataSource é qualquer origem de dados lida.

Pastas de Trabalho é algo similar a uma planilha do Excel. Cada uma contém um gráfico, trabela ou KPI e você utilizará várias para compôr um painel.

Eu terei de desenvolver as planilhas no meu computador, o qual contém o Tableau Desktop PRO, após o desenvolvimento eu teria de publicar estas planilhas no Tableau Online, até aí tudo bem. O problema é que a mesma planilha deverá ser usada pelo usuário A e o Usuário B, os quais são de empresas DISTINTAS, estes usuários deverão visualizar os dados apenas da sua respectiva empresa, a qual, o banco de dados está alocado no servidor da Empresa(Podendo ser acessado via IP público). Como eu poderia proceder neste caso? Existe uma forma de trabalhar assim?

Isso já é mais complexo. O Tableau têm funções que capturam dados do login como Username() and Ismemberof().

O problema é que você necessitará ter atributos nos seus dados para linkar com essas funções e filtrar os dados, ou o nome do usuário ou o nome do grupo. Você pode por exemplo criar um grupo para cada empresa e construir um filtro nos dados pela empresa ou filtrar por login de usuário porém sempre será necessário linkar com os dados.

Outras perguntas:
          - No data source eu desenvolvi uma SQL e o tableau me possibilita efetuar a Extração ou Trabalhar em modo online, qual seria a diferença? A extração, extraí os dados e grava na pasta de trabalho?

Já falamos de extração e online. A extração é gravada em arquivos .tde.

- Como funciona a ferramenta de Shedule Task do Tableau Online? Eu poderia fazer com que essa ferramenta acessa-se o servidor do cliente A e cliente B para atualizar os gráficos?

O Schedule atualiza fontes de dado não gráficos. Se houver conexão entre as máquinas o acesso é normal.

1 of 1 people found this helpful