1 Reply Latest reply on Aug 18, 2016 10:03 AM by Luciano Vasconcelos

Perguntas - Caso de Uso

Bruno Zanoelo

Olá pessoal, sou novo no Tableau e apesar de ter visto alguns vídeos eu não entendi algumas coisas. Se me ajudassem, ficaria MUITO grato.

Gostaria de entender melhor como funciona os DataSources, Pastas de Trabalho e a diferença da Extração de Dados e o modo Online.

Estou tendo um caso de uso, o qual ocorre o seguinte:

Eu terei de desenvolver as planilhas no meu computador, o qual contém o Tableau Desktop PRO, após o desenvolvimento eu teria de publicar estas planilhas no Tableau Online, até aí tudo bem. O problema é que a mesma planilha deverá ser usada pelo usuário A e o Usuário B, os quais são de empresas DISTINTAS, estes usuários deverão visualizar os dados apenas da sua respectiva empresa, a qual, o banco de dados está alocado no servidor da Empresa(Podendo ser acessado via IP público). Como eu poderia proceder neste caso? Existe uma forma de trabalhar assim?

Outras perguntas:
      - No data source eu desenvolvi uma SQL e o tableau me possibiltia efetuar a Extração ou Trabalhar em modo online, qual seria a diferença? A extração, extraí os dados e grava na pasta de trabalho?
      - Como funciona a ferramenta de Shedule Task do Tableau Online? Eu poderia fazer com que essa ferramenta acessa-se o servidor do cliente A e cliente B para atualizar os gráficos?
      - O envio das pastas de trabalho, neste caso de uso, pode ser utilizado? Pois minha ideia seria, criar um projeto para cada empresa, acessando diferentes DataSources, os quais apontam para o servidor da Empresa A ou para o da Empresa B.

Segue em anexo uma imagem para melhor explicação do assunto:

Agradeço desde já, qualquer ajuda é bem vinda, estou bem perdido!

• 1. Re: Perguntas - Caso de Uso
          Luciano Vasconcelos

Boa tarde.

Vou tentar responder algumas: