-
1. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Juracy Americo Mar 9, 2016 12:52 PM (in response to Ricardo Soler)Fala Ricardo, bem vindo a comunidade.
Creio que para facilitar a ajuda sobre suas duvidas seria interessante se você postar aqui no forum um arquivo do tipo twbx com dados fictícios exemplificando qual é a sua duvida.
Dessa forma a comunidade vai conseguir lhe ajudar mais rápido.
Até mais.
-
2. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Ricardo Soler Mar 10, 2016 11:31 AM (in response to Juracy Americo)Olá Juracy, obrigado pela resposta.
Envio arquivo TWBX com as dúvidas. Que são:
- ABA "Exibição Errada": Essa é a exibição que estou conseguindo fazer e sei que está errada. Aqui preciso que o usuário escolha uma IES no filtro e automaticamente na dimensão IES_VS_MERCADO (que está como campo calculado, porque não consegui fazer de forma dinâmica) apareça essa IES e o resto, MERCADO. Além disso, devem aparecer apenas os cursos (No Curso) da IES escolhida no MERCADO e não todos os cursos do Mercado. E além disso, quando o usuário escolher uma IES preciso que filtre automaticamente a UF (Sgl Uf Ies) e o Município (No Municipio Ies) da IES selecionada.
- ABA "Exibição Certa": Essa é a exibição que estou conseguindo fazer e sei que está errada, porque fiz na mão. Preciso que seja mais automática.
- ABA "Dado não aparece": Ao fazer o Data Blending da base de 2013 com a 2014, um dado ficou de fora. Existe dado no SEM1 de 2014 na FACIT. Mas, não traz. O que fazer?
Preciso desse help, porque não é tão trivial assim no Tableau (como é em outras ferramentas que trabalho).
Link do arquivo: https://drive.google.com/open?id=0B6_qP3jcotWdbDZfdXRyZ245THc
Ricardo Soler
-
3. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Juracy Americo Mar 11, 2016 12:52 PM (in response to Ricardo Soler)Fala Ricardo, boa tarde.
Hoje na correria do dia tentei por 2 vezes abrir o seu arquivo, mas ele é muito grande (800 MB).
Na primeira vez não consegui abrir e nas outras eu consegui, mas não consigo fazer nada que trava a maquina devido o volume de dados.
Apesar de ter criado um twbx a minha sugestão é tentar reduzir um pouco a quantidade de dados, pois não consegui nem pensar em como posso lhe ajudar.
Bom final de semana , até mais.
-
4. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Luciano Vasconcelos Mar 15, 2016 5:57 AM (in response to Ricardo Soler)Bom dia.
Você pode me dar acesso para eu dar uma olhada?
Abço.
-
5. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Ricardo Soler Mar 15, 2016 7:07 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Olá Luciano,
Veja se consegue ver o arquivo (ficou absurdamente pesado). Se não conseguir, terei que diminuir o arquivo.
Link do arquivo: https://drive.google.com/open?id=0B6_qP3jcotWdbDZfdXRyZ245THc
Abs,
Ricardo Soler
-
6. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Luciano Vasconcelos Mar 15, 2016 8:24 AM (in response to Ricardo Soler)Estou tentando baixar faz 2 horas. Mesmo que baixe vai ficar inviável manipular.
Sugiro que você faça uma redução ou gere um Excel com os mesmos dados e campos, muito menos linhas e faça a troca da base para enviar com dados frios.
-
7. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Juracy Americo Mar 15, 2016 9:47 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Fala Luciano, é eu não consegui, ficou muito pesado, trava minha maquina só de abrir.
Ricardo colocar um filtro no csv antes de criar o extrato.
Até mais.
-
8. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Luciano Vasconcelos Mar 15, 2016 10:06 AM (in response to Ricardo Soler)Ricardo, a aba dado não aparece não dá para ver.
De cara eu já diria crie uma fonte de dados só se possível. São muitos dados e com o data blend fica pior. Outra coisa seria agrupar os dados na extração para diminuir o volume.
-
9. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Luciano Vasconcelos Mar 15, 2016 10:25 AM (in response to Ricardo Soler) -
10. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Ricardo Soler Mar 22, 2016 2:24 PM (in response to Luciano Vasconcelos)Luciano / Juracy, tudo bom?
Envio um arquivo infinitamente menor com os meus problemas: Sign in - Google Accounts
Luciano, com relação às imagens que você enviou, o ponto é exatamente esse. Sei que existe dado no SEM1 em 2014, não existe em 2013, para Odontologia. Queria que mesmo assim aparecesse o dado que existe, que é 2014.
Abs e obrigado pela ajuda,
Ricardo Soler
-
11. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Luciano Vasconcelos Mar 23, 2016 6:21 AM (in response to Ricardo Soler)Ricardo, o seu problema é de dados, não de ferramenta.
Para aparecer o que não existe como fato normalmente o que eu faço é criar um arquivo com todas as datas e dimensões.
No seu caso seria criar um csv com todas as combinações de semestre e curso possíveis.
Tendo esse arquivo você vai construir toda sua fonte de dados pendurada nele.
Traduzindo, esse será o primeiro arquivo que você vai puxar e todo o resto se arruma com ele com left join.
-
12. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Ricardo Soler Mar 31, 2016 7:46 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Luciano, obrigado pela resposta.
Entendi que é uma limitação do Tableau, certo? Mas, quando fazemos left join não deveria aparecer 100% da tabela à esquerda e só o que cruzar da tabela à direita? O Data Blending do Tableau é LEFT ou INNER?
Além disso, o arquivo que eu disponibilizei possui outras dúvidas. Você poderia me ajudar também?
Abs,
Ricardo Soler
-
13. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Luciano Vasconcelos Mar 31, 2016 8:31 AM (in response to Ricardo Soler)Bom dia.
Honestamente não sei te responder se o Data Blending do Tableau é LEFT ou INNER.
Creio que seja um left mostrando tudo da fonte de dados primária e o que corresponder da fonte de dados secundária.
Respondi corretamente?
-
14. Re: Dimensão considerando o filtro de forma dinâmica
Luciano Vasconcelos Mar 31, 2016 8:33 AM (in response to Ricardo Soler)Poste as dúvidas individualmente por favor.
Dessa forma fica mais fácil de responder e de consultarem futuramente.