12 Replies Latest reply on Mar 16, 2016 6:57 AM by David William

fixar contador global

David William

Job teste.jpg

Olá Amigos.

Preciso de ajuda para realizar um cálculo e espero que possam me ajudar, a situação é a seguinte:

Inseri anexo o projeto para melhor explicar a situação.

Em resumo é um projeto de pesquisa, aonde foram pesquisadas 141 lojas, porém quando quero ter uma visão dos produtos pesquisados tenho dificuldade em realizar o cálculo de produtos localizados pelo total possível de lojas, ou seja, para o produto A somente 100 lojas responderam essa pergunta, então quando agrupo a pergunta A traz 90 produtos localizados em 100 lojas, mais o correto era trazer 90 produtos para 141 lojas possíveis. Detalhe, a qtd de lojas possíveis tem que ser dinâmica conforme os filtros, ou seja, 141 lojas só irá aparacer se não houver nenhum filtro, caso contrário, tem que aparacer a quantidade de lojas referentes a cada filtro. No arquivo anexo explico um pouco melhor.

Abraços.

Mensagem editada por: David William

Mensagem editada por: David William Caros, alterei a pergunta com o intuito de facilitar o entendimento.

• 1. Re: fixar valor
          Juracy Americo

Bom dia David, bem vindo ao forum.

Faz um favor colocar esses dados fictícios que mencionou acima em um arquivo TWBX e coloca aqui no forum.Com exemplos práticos do seu cenário, assim o pessoal do Forum pode lhe ajudar melhor.

Abraço

• 2. Re: fixar valor
            David William

Boa tarde Juracy.

Obrigado pela dica.

Adicionei o arquivo twbx.

Espero que consiga me ajudar.

Abraço.

• 3. Re: fixar valor
              Juracy Americo

David, legal obrigado por enviar o arquivo twbx.

Vc mencionou que "Se eu utilizo o fixed funciona porém quando realizo os filtros por gerente, vendedor, etc ele não altera, fica fixo a qtde de lojas, ou seja, preciso que a qtde de loja seja igual para todos produtos e que os filtros funcionem."

Escreve aqui no forum , qual foi essa formula que usou por favor

• 4. Re: fixar valor
                David William

{FIXED : COUNTD([Numero_Lojas])}

No fixed eu não coloco a dimensão, pq como não tem nenhum filtro realizado, preciso que mostre 'tudo de tudo', ai se coloco depois do fixed cidade {FIXED [Cidade] : COUNTD([Numero_Lojas])}, funciona para quando seleciono uma cidade, mais quando quero filtrar outro campo não filtra pq está fixo só por cidade... se colocar todas as dimensões dentro do fixed da erro pq são agrupamentos com qtd diferentes...

O ideal seria que se conseguisse passar um paramentro dentro do fixed {FIXED X : COUNTD([Numero_Lojas])}, ai eu atribuiria ai parâmentro o campo que quero que considere... x = Cidade, x = Gerente, x = ' ', etc.. Acho que resolveria...

Ou então um valor global, que serviria para todas as planilhas (parâmetro)

• 5. Re: fixar valor
                  Juracy Americo

Fala David, veja se o arquivo em anexo ajuda:

2-26-2016 4-59-31 PM.jpg

• 6. Re: fixar valor
                    David William

Juracy,

Não está correto pois o 141 fica estático, toda vez que se altera algum filtro, o valor q tem que aparecer no cálculo1 é o valor que aparece na planilha 'Numero de lojas' campo 'Qtd lojas', exemplo: Se não tiver nenhum campo selecionado, está correto aparecer 141 no campo Cálculo1, porém quando seleciono 'CREAM CHEESE' no filtro de categoria, o valor do campo 'Cálculo1' teria que ser 127, que é a quantidade de lojas que tem cream cheese.

Obrigado por toda colaboração Juracy!!!!

• 7. Re: fixar valor
                      Juracy Americo

Entendi, veja se o anexo ajuda.

Adicionei o filtro de Categoria ao contexto.

2-28-2016 5-03-09 PM.jpg

• 8. Re: fixar contador global
                        David William

Boa tarde Juracy.

Mesmo adicionando ao contexto, o valor do cálculo1 não se altera.

Eu mudei o arquivo e ajustei o enunciado, estava um pouco confuso... Acho que o novo arquivo e enunciado ajuda a entender melhor o que preciso.

Abraço.

• 9. Re: fixar contador global
                          Juracy Americo

Boa tarde Davi, obrigado por deixar mais claro.

Se escolher Medição = Fevereiro o campo cálculo1 tem que ser igual a 66

2-29-2016 2-39-39 PM.jpg

Se escolher Categoria = Cream Cheese o campo cálculo1 tem que ser igual a 127

2-29-2016 2-41-01 PM.jpg

Creio que agora os cálculos estão corretos para fazer o que deseja.

1 of 1 people found this helpful
                          • 10. Re: fixar contador global
                            David William

Ufa!!!

Me ajudou muito!!!

Eu imaginei em utilizar o MAX, porém dentro do FIXED ele não funcionou.

Muito obrigado Juracy!!!

Abração!

• 11. Re: fixar contador global
                              Juracy Americo

De nada David,

Seu enunciado realmente estava confuso, mas aos poucos você foi melhorando e deu para entender melhor o que precisava.Anexar um twbx ajuda muito também.

Bem que bom que aprendeu novos truques que vai lhe ajudar a responder perguntas de negócios com sua visualização no Tableau.

Bom trabalho e happy data discovery.

• 12. Re: fixar contador global
                                David William

Juracy, bom dia.

O campo calculado que você me ajudou esta funcionando muito bem, o problema é que ele apenas se altera quando utilizo o filtro pelo combo, se utilizo o filtro clicando no gráfico o campo calculado não se altera.

Exemplo, se clico no filtro (combo) CATEGORIA o campo calculado se altera, agora se crio um gráfico simples, apenas com o nome da categoria e um contador da própria categoria e configuro o gráfico para 'Usar como filtro', a ação não altera o campo calculado.

Saberia informar se a ação do gráfico consegue alterar um campo calculado como o que me passou

Max( [ countd ( [ MeuCampo ] ) ] ) ?

O problema é que gostaria de utilizar o gráfico como filtro e não o combo.

Abraço e obrigado.