3 Replies Latest reply on Oct 27, 2015 2:21 PM by Marco Vieira

Duvida com cálculo de tabela

Roberto Padovani

Amigos,

quero fazer um gráfico utilizando o running sum somente até a data de hoje. Suponha que queira fazer um gráfico onde tenha tarefas planejadas e tarefas realizadas. Então o meu gráfico terá duas linhas. Na primeira linha teremos a soma acumulada de todas as tarefas planejadas. Na outra teria a soma de todas as tarefas realizadas. Utilizando o running sum o gráfico vira uma constante a partir da data em que é visualizada. Gostaria de saber se poderia fazer esse gráfico até hoje e não mostrar a visualização a partir de hj.

• 1. Re: Duvida com cálculo de tabela
          Marco Vieira

Você pode criar um campo calculado para testar se a sua variável de data é anterior ao dia de hj e depois incluir no filtro.

Abaixo um exemplo de variável que usamos aqui. Nesse exemplo fazemos um teste de Verdadeiro/Falso para verificar se o dia da data é menor que o dia atual. Depois incluímos a variável no filtro marcando apenas a opção "Verdadeiro". Nesse exemplo retiramos da visão todos os valores cujo o dia da data é superior ao dia de hoje.

No meu dashboard, o objetivo era comparar realizados acumulados mês a mês, limitado ao dia da data atual para que os meses sejam comparáveis. Dependendo da sua necessidade você pode ter que criar testes diferentes, mas pode seguir uma lógica semelhante.

AX_Check_Dia_Corrente

day([DT_EFETIVACAO])<=day(today()-1)

• 2. Re: Duvida com cálculo de tabela
            Roberto Padovani
            Obrigado pela ajuda, mas eu preciso exibir valores cuja data é superior a data de hoje. O problema é que o nulo joga para zero. Gostaria que não aparecesse o nulo.
            • 3. Re: Duvida com cálculo de tabela
              Marco Vieira

Deve ter uma solução melhor. Depois vou pesquisar e compartilho aqui se encontrar. Todavia, se quiser resolver rápido basta você transformar os resultados da sua métrica running_sum em nulos. Para isso basta você dividir e multiplicar pela Soma da sua métrica teste-acumulado. No período onde existe realizado essa conta dá 1 e não afeta o seu calculo, já no período onde não existe realizado o resultado é nulo e não aparecerá no gráfico.

running_sum(sum([Teste-acumulado]))/sum([Teste-acumulado])*sum([Teste-acumulado])

Detalhe. Quando você fizer isso provavelmente o Tableau não deverá permitir que você sincronize os eixos duplos (planejadas x realizadas), pois ele entende que as duas métricas não se falam dado que uma é uma Soma e a outra é um produto. Para enganar o Tableau faça o mesmo com a métrica Running das planejadas.

RUNNING_SUM(SUM([Número de registros]))/sum([Número de registros])*sum([Número de registros])

Depois me avisa se funcionou.