1 Reply Latest reply on Sep 16, 2015 6:08 AM by raphael.stein

Ajuda Visão "Year To Date"

André Nogueira

Caros colegas usuários de Tableau,

Estou há algum tempo buscando criar a seguinte visão, porém não estou conseguindo...

Eu preciso criar uma maneira de mostrar variação/diferença da média dos últimos 12 meses versus o resultado do último mês (em corporativês o famoso Year to Date).

Já tentei mil maneiras de criar fazer Tablea Calculation, porém minhas capacidades autodidatas são limitadas...

Alguém consegue me ajudar?

Serei eternamente grato!

Att,

André Nogueira

• 1. Re: Ajuda Visão "Year To Date"
          raphael.stein

Andre,

Bom dia,

Nao entendi ainda qual seria o seu calculo.

usando um exemplo de meses jan/14 até mar/15.

Se quisermos comparar jan/15 vs jan/14 (o que eu conheco como YoY Year over year);

Ou se quisermos comparar jan-mar/14 contra jan-mar/15 (o que eu conheço como Year to date)

Ambos podem ser solucionados com a seguinte formula:

Crie um parametro de mes e ano

Crie uma dimensao calculada [a]: month([data dos registros]) - month([data parametro]))

Crie uma dimensao calculada [b]: datediff ("year",[data dos registros],[data parametro])

Aí vc pode criar duas metricas que serao comparaveis

[1] if [b] =-1 then [metrica]

[2] if [b] =0 then [metrica]

O ultimo calculo é a diferença percentual: ([2]-[1]) / [1]

Agora vc só precisa colocar no filtro da aba que estiver trabalhando a dimensão (a) com <=0

**** isso vai garantir que vc só traga os meses de 2014 que sejam comparáveis com 2015, ex: jan-mar/14

Isso vai garantir que seu grafico/tabela seja atualizado automaticamente quando vc muda os parametros.

DICA: Existe uma função no proprio tableau que ja calcula isso tudo sozinho:

1) Inseri o campo data com nivel ANO

2) inseri a metrica desejada

3) Calculo de tabela rapido

4) seleciona Crescimento Ano

Pronto, o tableau ja vai calcular a diferenca entre o ano 1 e o ano 2.

*** O filtro de parametro para comparar somente a mesma quantidade de meses continua sendo necessario.

Espero ter ajudado

1 of 1 people found this helpful