Pasta de Trabalho utilizando fonte de dados excel via Dropbox

Version 4

    Pessoal,

     

    Venho deixar minha contribuição para o fórum, visto que encontrei algumas dificuldades para saber como funcionaria e quais passos deveria seguir até conseguir o que desejava. Acredito também que outras pessoas tenham em algum momento pensado em utilizar essa ideia ou venham a desejar utilizar.

     

    Exemplo da utilização:

    fluxograma tableau dropbox.png

     

    A máquina em nuvem possui instalados o Tableau Server e o Dropbox com a pasta de sincronização C:\Dropbox, dentro da pasta Dropbox criei as pastas "BIDADOS" -> "ProjetoExemplo" -> "Cliente001", dentro da pasta "Cliente001" encontra-se o arquivo excel utilizado como fonte de dados. Cada cliente possui acesso de sincronização com a sua pasta, sendo compartilhada apenas ela e não toda estrutura de pastas, quando o cliente realizar alguma atualização em seu arquivo excel o arquivo será sincronizado com a conta do Dropbox e assim também sincronizado com a máquina onde o Tableau Server está instalado, mas devendo seguir um esquema de pasta que explico mais adiante.

     

    Um dos problemas que enfrentei foram relacionados as pastas onde se encontrava o arquivo para a construção do painel e sincronização com o servidor. A sequência de pastas criadas na máquina onde possui o Tableau Desktop deve seguir a mesma no Tableau Server, na máquina Desktop as pastas possuem esta sequência "BIDADOS" -> "ProjetoExemplo" -> "Cliente001" contendo o arquivo excel, todas as planilhas e painéis devem ser construídas utilizando como fonte de dados este arquivo excel, a importância para que tanto a máquina Desktop quanto a máquina Server possuam essa sequência de pasta é o Tableau Server buscar o arquivo excel para extração e atualização de dados neste caminho dentro da máquina servidor.

     

    Pastas desktop.PNG

     

    Após a construção e finalização do painel um convite de compartilhamento do Dropbox deverá ser enviado ao cliente e sendo somente compartilhado a pasta referente a ele como o exemplo abaixo.

     

    Cliente.PNG

     

    Para efeito de testes e construção do painel as duas sequencias de pastas estão criadas na máquina desktop, a sequência da segunda imagem serve para simular o lado do cliente compartilhado. Seguindo a sequência de pastas o arquivo ao ser sincronizado do cliente para o Dropbox e em seguida ao servidor do Tableau, o Tableau Server irá encontrar o arquivo corretamente.

     

    Depois de todas as pastas criadas e o painel finalizado, devemos criar uma extração da fonte de dados clicando com o botão direito em cima da fonte de dados e marcando a opção "Extrair dados...". Antes de publicar a fonte de dados e pasta de trabalho no servidor devemos criar no painel do servidor o agendamento da extração, acessando o painel de administração do Tableau server vamos em "Agendas", "Nova agenda", na janela apresentada vamos realizar a configuração abaixo ou podendo fazer a que melhor servir ao seu caso.

     

    Capturar2.PNG

     

    Depois de criada a agenda, vamos publicar a fonte de dados e pasta de trabalho utilizando o Tableau Desktop, ao publicar a fonte de dados devemos escolher a agenda criada na janela de publicação. Seguindo todos os passos o Tableau Server deve realizar a extração dos dados do arquivo excel e atualizar os dados do painel e, sempre que o cliente editar o arquivo e atingir o tempo do agendamento o painel será atualizado sem nossa intervenção.

     

    Agradeço ao Luciano Vasconcelos e Juracy Americo por toda ajuda e dicas para o teste e sucesso dessa ideia.

     

    EDIT: O agendamento deve ser configurado apenas para o fonte de dados, não sendo preciso para a pasta de trabalho como havia incluído anteriormente no documento.