6 Replies Latest reply on Nov 12, 2018 3:37 AM by Douglas Valença

DIFERENÇA PERCENTUAL

Douglas Valença

Antes de mais nada quero agradecer por quem puder me ajudar com esse problema que é o seguinte:

Ao abrir a minha pasta de trabalho que está em anexo, poderá ver que há duas  guias, umas chamada "Por Diretoria" e outra "Por Cento de Custo".

O objetivo é encontrar a diferença unicamente o percentual entre o último mês de 2018 em relação ao último mês do ano anterior, ou seja, março-2018 / dezembro-2017. Caso eu altere o filtro do mês final de março-2018 para abril-2018 ou algum outro mês de 2018, ele sempre faça a diferença com dezembro-2017. O objetivo fim é adicionar mais uma coluna/percentual da coluna no final da tabela, por exemplo, ao lado de Março-2018, que lá esteja a diferença percentual somente para o mês fim selecionado.

Essa aplicação vale tanto para a coluna efetivo como para a coluna folha.

Espero que tenha ficado claro para  quem puder me ajudar tenha facilidade no entendimento, caso não tenha sido claro, por favor, me informe que tentarei explicar ainda melhor.

Meu muuuuuito obrigado!

• 1. Re: DIFERENÇA PERCENTUAL
          Cédric Tran

Oi Douglas

Eu criei uma medida chamada "Folha Evol". Calcule a evolução em comparação com a primeira coluna da sua tabela, então ela sempre irá comparar dezembro se dezembro for a primeira coluna.

Cedric

• 2. Re: DIFERENÇA PERCENTUAL
            Douglas Valença

Oi Cédric Tran

Desde já meu muito obrigado por se dispor a me ajudar, mas será que seria possível que esse cálculo se aplicasse somente ao último mês? Por exemplo: como você pode ver a tabela termina com o mês de março-2018, então somente ela pode conter o cálculo da diferença percentual em comparação ao mês de dezembro-2018. Por que o objetivo é sempre calcular a diferença entre o último mês do ano atual em relação a dezembro do ano anterior, ou seja, março-2018 / dezembro-2017. Os meses anteriores do mês atual de 2018 não seria necessário ter o cálculo, ficaria até melhor pra ocupar menos espaço na visualização.

Espero que tenha ficado claro e que você possa me dar essa força, ficarei muito grato!

• 3. Re: DIFERENÇA PERCENTUAL
              Cédric Tran

Yes, replace Folha Evol calculation by this :

if   LAST() = 0 then (SUM([FOLHA] ) - LOOKUP(SUM([FOLHA]), FIRST()) ) / LOOKUP(SUM([FOLHA]), FIRST()) end

It is not super clean but it works

Cédric

1 of 1 people found this helpful
              • 4. Re: DIFERENÇA PERCENTUAL
                Douglas Valença

Cédric, você é muito bom cara, obrigado!

Conforme imagem abaixo, será que seria possível eliminar e/ou ocultar as colunas Folha Evol dos meses que antecedem a março-2018? Sendo assim ficando o cálculo Folha Evol somente em março-2018.

Desde já muito obrigado!!! Eu estou aprendendo a mexer no BI Tableau, aí tem coisas que realmente não sei, só pedindo ajuda rsrsrs.

• 5. Re: DIFERENÇA PERCENTUAL
                  Cédric Tran

Hi,

Eu verifiquei em todos os lugares para encontrar uma maneira de excluir esta medida nula sem excluir toda a linha sem qualquer sucesso.

Você pode ter que esperar por alguém para ajudar.

Boa sorte.

Cedric

Hi,

I checked everywhere to find a way to exclude this null measure without excluding all the line without any success.

You may have to wait for someone else to help.

Good luck.

Cedric

1 of 1 people found this helpful
                  • 6. Re: DIFERENÇA PERCENTUAL
                    Douglas Valença

Cedrid,

Independentemente você me ajudou bastante, muito obrigado amigo!