11 Replies Latest reply on Aug 17, 2018 2:23 PM by Noemi Rocha

Subtotal de uma função MAX

Noemi Rocha

Boa tarde a todos.

Estou tentando resolver um problema a dias e nada ;-(. Preciso da ajuda de vocês!

Criei classificação(status) para alguns ids, mas precisei usar a função MAX.

Quando vou montar um gráfico das classificações versos diferença de parcela, vem apenas uma classificação.

Fixei o id para ver se apareceria todas as classificações, apareceu mas com valor diferença de parcelas errado.

Daí quando montei a tabela geral, descobri que não conseguia calcular o subtotal. É possível calcular o subtotal? Pois acredito que assim conseguirei montar o gráfico com os valores corretos para cada classificação.

Obs.: só irei olhar a semana atual e anterior.

Preciso montar com estes valores:

Grafico que preciso montar.png

Mas vem com estes valores porque a classificação está com MAX:

Como esta vindo.png

• 1. Re: Subtotal de uma função MAX
          Luciano Vasconcelos

Bom dia.

Sua explicação está confusa e o twbx bagunçado.

Quais as dimensões, e valores da imagem 110 vc precisa na saída.

Se vc exportar para o excel e pintar o que precisa na saída fica bem mais fácil entender e te ajudar.

• 2. Re: Subtotal de uma função MAX
            Noemi Rocha

Luciano, realmente a explicação estava confusa. Reescrevi.

Arrumei o twbx e montei um excel com a saída que preciso.

Agradeço a disposição em me ajudar.

• 3. Re: Subtotal de uma função MAX
              Luciano Vasconcelos

Naomi, bom dia.

A sua base não serve para o que você quer fazer.

Você está fazendo função max em campos de texto.

Eu estou surpreso de não haver erros que impeçam o gráfico de aparecer.

O ideal é que você faça todas essas regras de negócio fora.

Outra coisa é que existem erros de lógica. Exemplo:

Classificação nova MAX

ELSEIF (MAX([Fase Atual])<> 'Closed Lost' OR MAX([Fase Atual])<> 'Closed - Inactive' OR MAX([Fase Atual])<> 'Closed No Decision' )

AND MAX([New])='New'   

THEN 'New'

Quando você coloca esse "or" ele não filtra nada porque   'Closed Lost' sempre é <> 'Closed - Inactive' que é diferente de 'Closed No Decision' ,

Precisa ser um and.

É mais fácil você descrever a regra de negócio, passar a base pura mesmo que com dados falsos e tentarmos montar do 0.

• 4. Re: Subtotal de uma função MAX
                Noemi Rocha

Luciano, bom dia.

Estou pedindo a algum tempo que o tratamento não seja feito dentro do Tableau, mas infelizmente terei que fazer dentro dele mesmo.

Sobre sua observação do OR, eu estou olhando a Fase da Semana Atual e vendo se ela é diferente de Closed Lost, diferente de Closed-Inactivo ou diferente de Closed No Decision. Realmente o AND faz mais sentido, mas não mudou o resultado. Poderia também escrever se a Atual for igual Contrato, Identificação, Negociação, Qualificação ou Proposta, que daria na mesmo, certo?

Fases.png

Neste momento a Classificação está vindo correta para todos os ids, mas por estar usando a função MAX em campo de texto o meu gráfico não pode ser construído.

Seguem as condicionais consideradas para a classificação:

* Lost: SE (fase atual = Closed Lost e Closed No decision) e SE (Fase anterior = ativa);

* Won: SE (fase atual = Execução) e SE (Fase anterior = ativa);

* No variation: SE (“Fase atual” = “Ativa”) e SE (Fase anterior = ativa) e SE (variação entre o valor atual vs período anterior = 0);

* Date change: SE (“Fase atual” = “Ativa”) e SE (Fase anterior = ativa)  e SE (data de 1º fat atual <> da data de 1º fat anterior) e SE (variação negativa);

* Value increase: SE (“Fase atual” = “Ativa”) e SE (Fase anterior = ativa)  e SE (variação positiva);

* Value decrease: SE (“Fase atual” = “Ativa”) e SE (Fase anterior = ativa) e SE (data de 1º fat atual = da data de 1º fat anterior) e SE (variação negativa);

* New: SE (“Fase atual” = “Ativa”) e SE (Novo ID).

Observação: Fase ativa são as fases Contrato, Identificação, Negociação, Qualificação, Proposta.

O twbx que está anexado é o que estou usando com os números alterados.

Montar do zero é uma boa saída quando não está dando certo, fiz isso mas quando vi estava fazendo do mesmo jeito.

Vamos tentar juntos?

Grata

• 5. Re: Subtotal de uma função MAX
                  Luciano Vasconcelos

Vou ler tudo que você escreveu com calma mas acredite, é o "and" que vc deve usar.

Quando você encadeia "or"s tratando o mesmo campo, a segunda condição já faz a primeira verdadeira e assim por diante.

Você consegue mandar uma amostra da base e um twbx só com os campos dela?

Deu na mesma quando você reiniciou pq você está viciada na mesma linha de raciocínio.

• 6. Re: Subtotal de uma função MAX
                    Noemi Rocha

Coloquei outro twbx com a base "original" sem os cálculos que eu tinha feito.

• 7. Re: Subtotal de uma função MAX
                      Luciano Vasconcelos

Boa tarde.

Esses aqui são os arquivos que devemos usar?

Coloca um excel com exemplo da base por favor.

Podem ser dados falsos. Só preciso saber o valor que têm que sair para exercitar a construção.

• 8. Re: Subtotal de uma função MAX
                        Noemi Rocha

Luciano, é o excel que está em anexo.

Posso te passar quais ids estão dentro de cada classificação, caso ajude.

• 9. Re: Subtotal de uma função MAX
                          Luciano Vasconcelos

Bom dia.

Esse Excel não é só o resultado final? Preciso da base pura completa em campos e diversidade de conteúdo.

Você usou o arquivo Base fake.xlsx.

Os ids e valores não precisam ser reais.

• 10. Re: Subtotal de uma função MAX
                            Luciano Vasconcelos

Boa tarde.

Criei uma base através do twbx limpo.

Vou colocar aqui para você validar.

Fiquei com algumas dúvidas:

Existem vários status fora da regra.

Outra coisa é a regra emamarelo:

* New: SE (“Fase atual” = “Ativa”) e SE (Novo ID).

Como linka o id novo com o antigo?

1 of 1 people found this helpful
                            • 11. Re: Subtotal de uma função MAX
                              Noemi Rocha

Luciano nem todos as possíveis combinações foram estudadas, apenas as regras para a classificação, então tem status fora da regra.

Para saber se o id é novo eu vi se tinha apenas a Opp Sem=atual, porque dai garanto que a primeira vez que este id apareceu foi na semana que estamos.

Mais alguma dúvida?

Novamente te agradeço pela disposição em me ajudar.