6 Replies Latest reply on Jul 11, 2018 8:13 AM by Nilton Kazuyuki Ueda

Lentidão ao navegar

Ana Lourenço

Bom dia pessoal,

Utilizo o Tableau Public para compartilhar os painéis criados no Desktop com outros colaboradores da empresa onde trabalho. Frequentemente estamos tendo problemas de lentidão no acesso aos painéis. A lentidão ocorre tanto para acessá-los, carregá-los e até mesmo durante a execução de alguma ação como fazer uma filtragem, por exemplo.

Fiz diversos testes usando meu note particular e a internet de minha casa - em nenhum momento o problema ocorreu.

Alguém já passou por este tipo de situação? Saberiam me dizer se o problema pode estar relacionado à alguma configuração de rede, internet ou até mesmo a alguma parametrização específica no internet explorer ou chrome?

Obrigada,

Ana Lourenço.

• 1. Re: Lentidão ao navegar
          Paulo Dantas

Olá Ana,

isto pode estar ocorrendo pelo fato de estar usando o Tableau Public, que é disponibilizado para todo mundo, com isso os sistemas devem estar sobrecarregados.

1 of 1 people found this helpful
          • 2. Re: Lentidão ao navegar
            Nilton Kazuyuki Ueda

Ana, tudo bem?

Complementando a info do mestre Paulo Dantas, o Tableau Public é uma alternativa de publicação onde os painéis ficam hospedados no ambiente de cloud compartilhada da Tableau.

Essa instabilidade que você observou pode acontecer por vários fatores, dentre eles: transferencia de dados na internet utilizada no momento da consulta, volumetria de dados no deploy realizado, quantidade de usuários logados no Tableau Public no momento da sua consulta também é um fator importante e entre vários outros fatores.

Além do mais, conforme informado, é uma solução pública da Tableau para hospedagem de painéis e compartilhamento aberto na internet, então não existe SLA(Service Level Agreement) à ser "cobrado", pois não existe contrato de serviço para esse produto.

Se me permite ir mais longe ainda, o Tableau Public por ser público, não possui nenhuma arquitetura de segurança e qualquer pessoa que possuir a URL de acesso pode visualizar as suas análises, mesmo que vc "trave" o download da pasta de trabalho.

Espero que tenha lhe ajudado na solução.

• 3. Re: Lentidão ao navegar
              Ana Lourenço

Obrigada pelas informações. De fato são muitas variáveis, não há como monitorar.

• 4. Re: Lentidão ao navegar
                Nilton Kazuyuki Ueda

Pode contar com a gente sempre que for preciso.

Por favor, marque esse thread como resolvida para finalizar o "ticket".

Abs!

• 5. Re: Lentidão ao navegar
                  Paulo Dantas

Obrigado pelo mestre Nilton, no caso sou um mero discípulo de muitos mestres neste universo Tableau e BI, plus Data Science.

Nilton, sobre a questão do painel no Public, existe uma situação que você pode até não permitir que outros visualizem, desde que você não compartilhe o link com outras pessoas, ou seja, se acessarem seu perfil, não conseguirão ver o dashboard, correto?

Public.jpg

• 6. Re: Lentidão ao navegar
                    Nilton Kazuyuki Ueda

É verdade Paulo. Muito bem abordado!!!

Mas é aquilo também, com o link, basta o usuário compartilha via e-mail ou whatsapp e aí perde-se o controle da informação.

O Public é muito legal para criação de portfólio(como eu atualmente faço) e uso por jornalistas(por exemplo, Infoglobo ou Folha de SP). Para o uso corporativo, eu só indico para criação de POC, de resto não.

Abs!