-
1. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Cunha Mar 27, 2018 2:02 PM (in response to Thiago Lima)2 of 2 people found this helpfulNão entendi muito bem o resultado desejado, porém se quer que um cálculo aconteça mesmo que haja um filtro, talvez você devesse recorrer à um FIXED.
Veja que o FIXED é calculado antes dos filtros de dimensões:
O Fixed funciona da seguinte forma:
- Suponha que você queira a contagem total de alguma coisa para cada Gerente e Mês
- {FIXED DATETRUNC('month',data), GERENTE : COUNTD(ORDER_ID) }
- Esta função calculará a contagem para cada gerente em cada mês e mesmo que você filtre o "Vendedor" por exemplo, o resultado não mudará.
- Se você der um {FIXED DATETRUNC('month',data) : COUNTD(ID_CLI) }. Você terá o total de clientes para cada mês e mesmo que você filtre o gerente ou o vendedor ou qualquer outra coisa, esse cálculo não se aterará. O resultado será o mesmo.
Espero que tenha dado para entender... qualquer coisa chama
- Suponha que você queira a contagem total de alguma coisa para cada Gerente e Mês
-
2. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Lima Mar 28, 2018 5:03 AM (in response to Thiago Cunha)Olá Thiago, tudo bem? Obrigado pela resposta. E entendi o conceito, porém a minha contagem deve ser feita considerando um intervalo de meses e não apenas um mês específico. Por exemplo:
• Clientes Ativos do Mês de Fevereiro de 2018 = Contagem Distinta de Clientes que fizeram compras do Mês de Fevereiro até Agosto de 2018;
• Clientes Ativos do Mês de Janeiro de 2018 = Contagem Distinta de Clientes que fizeram compras do Mês de Janeiro até Julho de 2018... E assim sucessivamente
Para fazer isso, usei um Cálculo de Tabela, que só funciona corretamente se eu tiver todo o horizonte de tempo visível. Se eu filtrar por Data ou Por Produto, esse cálculo é alterado, o que eu não quero... Quero que o valor permaneça fixo por Vendedor e por Gerente (que seria a somatória dos Clientes Ativos dos respectivos Vendedores).
O Cálculo de Tabela não permite usar FIXED...
-
3. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Cunha Apr 2, 2018 11:04 AM (in response to Thiago Lima)VIsh.....
Realmente, eu não consigo no momento imaginar uma solução para este caso pois:
- Faz-se necessário uma espécie de ordenação para o cálculo ter sentido
- Essa ordenação não acontece com o fixed, apensa com os cálculos de tabela
- Quando usa-se o fixed, está-se limitado ao intervalo de dados para a dimensão qual esteja fixando o valor
Por enquanto, nesse caso específico, creio que a solução seja apenas via base. Creio que você precisaria mesmo colocar esses valores na base para alcançar esse resultado
Luciano Vasconcelos, você já deu alguma solução para um problema como este?
-
4. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Luciano Vasconcelos Apr 2, 2018 11:22 AM (in response to Thiago Cunha)Nem entendi direito o problema.
Para resolver o problema do max eu resolveria via arquivo.
se vc criar um arquivo tipo assim:
Mes referencia Meses moveis
01/2018 01/2018
01/2018 02/2018
01/2018 03/2018
01/2018 04/2018
01/2018 05/2018
01/2018 06/2018
e amarrar no més móvel vai pegar o max ao invés do running_max
talvez precise redundar por hierarquia também.
-
5. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Cunha Apr 2, 2018 1:04 PM (in response to Luciano Vasconcelos)Pelo o que entendi..... Ele tá usando um cálculo de tabela, tipo window_sum(agreg,início,fim), e fazendo uma soma daquele mês até um número x de meses para frente (window-sum só exemplo). O problema é que ele quer usar esse resultado mesmo que ele tire algum mês da análise via filtro....
O problema todo é que ele quer agregar em um Mês a soma de vários meses de maneira móvel.... Esse cálculo só com cálculo de tabela mesmo, e para fixar o valor mesmo que filtre, só na base....
Foi o que entendi......
Fazendo para 3 meses, seria algo assim ....
Dta Valor Calculo jan/18 11 33 SOMA(B2:B4) fev/18 11 33 SOMA(B3:B5) mar/18 11 34 SOMA(B4:B6) abr/18 11 33 SOMA(B5:B7) mai/18 12 30 SOMA(B6:B8) jun/18 10 28 SOMA(B7:B9) jul/18 8 26 SOMA(B8:B10) ago/18 10 30 set/18 8 28 out/18 12 32 nov/18 8 20 dez/18 12 12 -
6. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Luciano Vasconcelos Apr 3, 2018 8:21 AM (in response to Thiago Cunha)1 of 1 people found this helpfulÉ só criar a tabela auxiliar como mostrei acima para fazer o split que ele precisa, usando ela a esquerda com um left join. Fazendo isso ele multiplica as linhas e ao invés de usar window_max, poderá utilizar só o máx dentro de uma expressão LOD.
-
7. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Lima Apr 3, 2018 10:05 AM (in response to Luciano Vasconcelos)2 of 2 people found this helpfulOlá Thiago Cunha e Luciano Vasconcelos!
Obrigado pelas respostas de vocês, e desculpe por qualquer dificuldade de entendimento, pois ainda sou iniciante no Tableau.... Para alinhar o entendimento do problema, vou tentar resumir mais ainda: quero mensalmente calcular um indicador que chamamos de Taxa de Positivação. Esse indicador é calculado dividindo a Quantidade de Clientes Únicos que compraram algum Produto no Mês pela Quantidade de Clientes Ativos neste mesmo Mês. Porém, a Quantidade de Clientes Ativos é calculada através de uma Contagem de Clientes Distintos à partir do Mês de Referência até seis meses anteriores (Por exemplo: a Contagem de Clientes Ativos de Março de 2018 consideraria o período de Março/18 até Setembro/17).
A solução que encontrei garimpando na web foi a que demonstrei, utilizando o recurso de Cálculo de Tabela. Porém, ao aplicar qualquer filtro, a contagem de Clientes Ativos é afetada, o que não é o esperado. Então, com base no que vocês falaram, trabalhei focado na preparação de uma Fonte de Dados, onde consegui chegar bem próximo do que quero:
1) Elaborei uma consolidando os Clientes Ativos por Gerente e Vendedor por Período... 2) ... outra com as Positivações (todas as transações de Compra de cada Cliente)... 3) ... e uni ambas no Tableau. O resultado ainda não foi o esperado, pois não quero que a Quantidade de Clientes Ativos seja alterada por nenhum filtro, exceto se eu explorar os dados a nível de Vendedor. Segue anexo o arquivo com as planilhas e painéis com os resultados que consegui até agora. Não sei se é a melhor solução e aceito de bom grado qualquer sugestão!
-
8. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Luciano Vasconcelos Apr 3, 2018 12:21 PM (in response to Thiago Lima)Vc entendeu a minha ideia?
Com ela vc poderia manter quase o mesmo raciocínio.
-
9. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Lima Apr 3, 2018 12:29 PM (in response to Luciano Vasconcelos)Desculpe, não entendi... Poderia exemplificar com um arquivo?
-
10. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Luciano Vasconcelos Apr 4, 2018 4:51 AM (in response to Thiago Lima)Agora não tenho como mas vou tentar explicar:
Vc cria manualmente um arquivo assi:
Mes referencia Meses moveis
01/2018 01/2018
01/2018 02/2018
01/2018 03/2018
01/2018 04/2018
01/2018 05/2018
01/2018 06/2018
Ele será seu pilar à esquerda.
quando você ligar os dados que você tinha antes pelo mês móvel(sem apuração dos clientes) ele vai multiplicar as linhas para cada mês móvel, concentrando no mês referência.
Com isso você conseguirá calcular usando a função max dentro do fixed ao invés do running_max que vc estava usando e não conseguia usar o fixed.
Entendeu a ideia?
-
12. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Cunha Apr 4, 2018 7:57 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Também não entendi... hahahahahahaha
Creio que não tenha jeito mesmo, ele vai ter que totalizar esses valores na base.....
-
13. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Luciano Vasconcelos Apr 4, 2018 9:33 AM (in response to Luciano Vasconcelos)1 of 1 people found this helpfulThiago, não consegui ver os cálculos ainda.
O arquivo é assim:
Painel só com countd:
Nova amarração:
Dados Novos:
-
14. Re: Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)
Thiago Lima Apr 4, 2018 11:18 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Vou aguardar o desfecho, com os cálculos...