1 2 Previous Next 19 Replies Latest reply on Apr 5, 2018 6:28 AM by Luciano Vasconcelos

Taxa de Positivação de Clientes, Contagem Distinta Móvel (Tableau 10.5)

Thiago Lima

Olá!

Estou tentando calcular a Taxa de Positivação de Clientes, estratificando por Gerente, Representante e por Data.

Essa taxa é calculada dividindo-se o número de clientes únicos que fizeram uma compra no mês pelo total de Clientes Ativos do Mês de Referência.

O número de Clientes Ativos em um determinado mês é feito por meio de uma Contagem Distinta em um intervalo de seis meses antes do mês de referência (Mês Atual menos Seis Meses). Ou seja, é uma Contagem Móvel Distinta.

Fiz várias tentativas e descobri que enquanto eu tenho todo o horizonte de tempo, o cálculo está aparentemente correto.

Valores Corretos:

Plan 1, Actives Customers.png

Plan 2, Quantity of Unique Customers.png

Plan 3, Conversion Tax.png

O problema começa quando eu estratifico os dados, filtrando por Produto ou Tempo, porque a Quantidade de Clientes Ativos é recalculada, distorcendo o resultado. Não consegui definir a contagem de clientes ativos, no máximo, ela deve ser estratificada por Gerente, Vendedor. Ou seja, independentemente do mês ou produto filtrado, o montante de clientes ativos no mês não deve ser alterado. Acredito que isso se deva ao modo como construí esses cálculos, mas não encontrei outra alternativa para chegar a esse resultado.

Valores Incorretos:

Filtrado por MêsFiltrado por Produto
      Plan 3, Conversion Tax (Wrong, Filtered by Month).pngPlan 3, Conversion Tax (Wrong, Filtered by Product).png

Existe alguma solução pra isso?

1 2 Previous Next