9 Replies Latest reply on Feb 19, 2018 6:19 AM by Bruno Andrade

Realizado X Meta

Bruno Andrade

Olá pessoal!

Estou tentando combinar duas bases, mas não estou conseguindo. Hoje eu tenho 2 fontes de dados:

- Uma base com os dados de contratos (Valores / Quantidades) e suas datas de criação.

- Um Excel com metas metas desses Valores / Quantidades quebrado por semana até o fim desse ano.

Eu preciso unir ambas as bases para conseguir fazer uma visão Realizado X Projetado, pra saber se a meta foi atingida ou não.

Porém, quando eu tento uni-las usando o campo de data como elemento em comum, e tento exibir algo similar ao que quero, isso é o que rola:

Linha 1 = Total de contratos (Usando COUNT(id Contrato) na base com os dados de contratos)

Linha 2 = Total de contratos esperados (Usando SUM(Total de contratos semanal) na conexão com o Excel)

Ideias de como resolver isso?

• 1. Re: Realizado X Meta
          Luciano Vasconcelos

Bruno, vc tem as bases para não precisar de data blend? Data blend não rola bem o countd.

• 2. Re: Realizado X Meta
            Bruno Andrade

Então Luciano, eu tenho o CSV com as metas, quebradas por semana/mês/ano.

A outra base eu consigo mexer conforme a necessidade também.

• 3. Re: Realizado X Meta
              Luciano Vasconcelos

Qual o formato atual da outra base?

• 4. Re: Realizado X Meta
                Bruno Andrade

A outra base tá no BigQuery, com os lançamentos unitários dos contratos.

• 5. Re: Realizado X Meta
                  Luciano Vasconcelos

E as datas?

Grato, Luciano.

Enviado do meu iPhone

Em 8 de fev de 2018, à(s) 11:59, Bruno Andrade <tableaucommunity@tableau.com> escreveu:

Tableau Community

Realizado X Meta

resposta de Bruno Andrade em #TUGSP - Visualize a discussão completa

A outra base tá no BigQuery, com os lançamentos unitários dos contratos.

Responda a esta mensagem respondendo a este e-mail ou vá para a mensagem em Tableau Community

Inicie uma nova discussão em #TUGSP por e-mail ou em Tableau Community

Seguindo #TUGSP nestes fluxos: Caixa de Entrada

Seguindo Realizado X Meta nestes fluxos: Caixa de Entrada

Este e-mail foi enviado por Tableau Community porque você é um usuário registrado. Você pode cancelar a assinatura da Tableau Community agora mesmo ou ajustar a frequência de e-mail nas preferências do seu e-mail

• 6. Re: Realizado X Meta
                    Luciano Vasconcelos

Bruno, você está tentando comparar coisas sem nenhuma conexão.

O ideal seria sumarizar os valores dos contratos pela semana das metas e fazer um left join pelo campo semana.

Os dados deveriam ser um para um no relacionamento. Se não for possível sumarizar os contratos por semana(deixando só uma linha), provavelmente será necessário usar avg no campo das metas. Seu problema é de dados, não de Tableau.

1 of 1 people found this helpful
                    • 7. Re: Realizado X Meta
                      Thiago Cunha

Olá Bruno.

Antes de mais nada gostaria de esclarecer alguns pontos:

• Blending tem certas limitações, uma delas é a impossibilidade de usar funções do tipo CountD e LOD no Blending.
                      • A ordem da construção importa, ele entenderá como base à Esquerda (principal) a base por onde você começar a construção.

Agora vamos lá tentar te ajudar....

1. No seu caso, você deve começar a análise construindo pela base do Google Big Query, isso lhe permitirá usar contagem distinta dos dados garantindo a qualidade da informação.
                      2. Depois disso, você precisa garantir que haja conexão entre as informações. No seu exemplo, dado que uma base tem informação em um nível mais agregado (a base em csv), o nível final da construção será esse. Então será necessário criar um campo calculado (eu faria nas duas bases e já deixaria com o mesmo nome) usando um Datetrunc(no nível da semana) para garantir que as informações de data se encontrem.

creio que feito esses passos, você deva atingir a solução que deseja....

1 of 1 people found this helpful
                      • 8. Re: Realizado X Meta
                        Bruno Andrade

Faz sentido. Consegui resolver com a sua ajuda. Obrigado!

• 9. Re: Realizado X Meta
                          Bruno Andrade

Obrigado pela ajuda. Também foi bem útil.