4 Replies Latest reply on Feb 9, 2018 11:13 AM by Thiago Cunha

HELP - Comparação entre meses

Daniel Ti

Fala #tugsp

Galera estou precisando novamente de uma ajuda!

Preciso fazer uma comparação de meses nesse sentido: "Saber quantos clientes que estavam ativos no mês anterior estão ativos nesse mês"

O nome dado para esse indicador é "Índice de Retenção de Clientes"

Caso não tenha ficado claro, para ilustrar:

08/2017

Cliente A

Cliente B

Cliente C

Cliente D

Cliente E

09/2017

Cliente A

Cliente C

Cliente E

Cliente F

Cliente G

Dos 5 Clientes ativos em Agosto, apenas 3 se mantiveram ativos em Setembro: 3/5 = 0,6. Ou seja, o índice de Retenção de Clientes é de 60%.

Estruturei a base exatamente como no exemplo:

RAZAO SOCIALMÊS_ANO
      Cliente A08/2017
      Cliente B08/2017
      Cliente C08/2017
      Cliente D08/2017
      Cliente E08/2017
      Cliente A09/2017
      Cliente C09/2017
      Cliente E09/2017
      Cliente F09/2017
      Cliente G09/2017

Não tenho ideia de como fazer essa análise, tentei utilizar as Expressões de Nível de Detalhe, mas não consegui enxergar a sintaxe correta.

Gente, se puderem me dar uma força serei muito grato!!!!

Grande abraço e sucesso!!!

• 1. Re: HELP - Comparação entre meses
          Thiago Cunha

Olá Companheiro....  Talvez eu não consiga te dar uma resposta completa agora pq te respondo com um pouco de pressa.....

Geralmente, o Churn é calculado como o total de clientes no fim do mês (ou fim de um período qq) menos a quantidade de clientes no início do mês (e o total de clientes no início do mês costuma ser tido como o total de clientes no último dia do mês anterior)....

Para fazer da maneira como você descreveu, você poderia usar um fixed para mapear os cliente ativos no último mês.... Tipo assim

{ fixed : max(mês_ano)  } = { fixed razão social : max(mês_ano)  }    //essa sintaxe vai setar, na primeira parte, a data mais atual 09/2017 para todas as linhas, e na segunda parte vai setar para todas as linhas a data mais atual de cada razão social.... daí quando você pergunta se uma é igual a outra voce  terá um booleano mapeando as razões sociais presentes no mês atual.... mais ou menos isso...

resumindo..... você tira o máximo global da base e compara se a data máxima de cada razão é igual a global, caso seja ela está presente na lista de clientes ativos atuais...

só tome cuidado com um detalhe, você precisa separar de alguma forma os clientes que entraram esse mês para expurgá-los da análise.....

• 2. Re: HELP - Comparação entre meses
            Daniel Ti

Thiago!!!! Você novamente me ajudando muuuuito mano!!! Show de bola tua explicação, vou ver se consigo aplicá-la e retorno com o Feedback!!! Valew cara!!!

• 3. Re: HELP - Comparação entre meses
              Thiago Cunha

Tamo aí mano....

qq coisa volta.... é que eu realmente estou na correria.... senão já tinha te dado a ideia com mais clareza...

um forte abraço

• 4. Re: HELP - Comparação entre meses
                Thiago Cunha

Olá amigo,

conseguiu se resolver? não deixe de falar conosco se ainda tiver com problema ou até mesmo de compartilhar sua solução....

um forte abraço.