5 Replies Latest reply on Aug 23, 2017 4:30 AM by Danilo Vasconcelos

Ajuda com disposição de dados em datas

Gustavo Aguiar

Pessoal, boa tarde!

Comecei recentemente a mexer no Tableau, e estou construindo um dash para monitorar as devoluções do e-commerce para o qual trabalho.
      Em nosso sistema, sabe-se que um pedido é uma "devolução" quando o valor de sua venda é negativo.

Portanto, para mapear apenas a quantidade de devoluções/dia, utilizei um filtro pegando apenas vendas negativas, e utilizei a data (em dias) como coluna.

No entanto, percebi que dessa maneira, são mapeadas apenas as datas em que existe pelo menos 1 devolução. E isso está distorcendo um pouco a análise mais "visual", pois ao alterar um determinado filtro, que modifica 4 planilhas dentro do mesmo painel, o gráfico de devoluções é alterado inclusive em sua "escala"
      Apenas para exemplificar:

Percebe-se que a última data "mapeada" no gráfico é o dia 18 de agosto.

Utilizando a mesma fonte de dados, modificando apenas um filtro que irá alterar os 4 gráficos contidos num painel, temos o seguinte resultado:

Agora, a última data mapeada é o dia 10 de agosto, pois, com esse filtro (que no caso é CD de origem da venda), não houve nenhuma devolução desde o dia 10 de agosto.

Para que este gráfico fizesse um maior "sentido", eu precisaria que ele contemplasse todos os dias (de acordo com o filtro que o próprio usuário seleciona), inclusive aqueles em que não houvesse devoluções, possibilitando uma análise visual mais rápida e eficiente, além de conseguir enxergar mais facilmente os dias em que não houveram devoluções.

Alguém saberia me dizer como/se é possível fazer isso?

Muito obrigado!

• 1. Re: Ajuda com disposição de dados em datas
          Thiago Cunha

Olá Gustavo.

Jeito tem, mas confesso que sua explicação ficou um pouco longa e confusa para mim. Vou falar sobre algumas coisas que você poderá fazer, mas caso não atinja o objetivo que você deseja, pedirei que suba um arquivo exemplo....  Vamos lá.

1. Você pode criar um campo calculado classificando as vendas
            • IF [Venda] < 0 THEN "Devolução" ELSE "Venda" END
            • Dessa forma, você pode montar um gráfico de barras por exemplo e colocar este campo em cores, criando assim algo parecido com um fluxo de caixa.
            • Ou fazer um gráfico comparativo, além de colocar em cores, você poderia colocar este campo em colunas para mostrar as vendas e a devoluções lado a lado. (Você pode pedir o absoluto da venda na hora de construir o gráfico para que ambos apareçam como positivo.
          2. Ainda com um campo calculado similar ao de cima, você pode com a mesma estrutura, trazer apenas os valores da venda ou devolução (fazendo dois campos separados)
            • IF [Venda] < 0 THEN [Venda] ELSE 0 END (outra forma: IF [Venda] >= 0 THEN [Venda] ELSE 0 END)
            • Perceba que neste caso, quando a venda é negativa, eu trago o próprio campo, quando não eu o Zero (ou vice-versa, quando a venda é positiva eu trago o campo, caso contrário eu o zero).

Veja se te ajuda estas dicas, caso contrário, monte um arquivo exemplo para gente te ajudar melhor.

Ps.: Montei um exemplo aqui com base no arquivo "SuperLoja" do Tableau e tirei uns prints:

1 of 1 people found this helpful
          • 2. Re: Ajuda com disposição de dados em datas
            Gustavo Aguiar

Muito obrigado Thiago! As soluções propostas ajudaram bastante e me mostraram um outro jeito de olhar para essas devoluções!

Agradeço muito a agilidade para me ajudar também! Abraço!

• 3. Re: Ajuda com disposição de dados em datas
              Thiago Cunha

Tamo aí na relatividade.

um forte abraço.

• 4. Re: Ajuda com disposição de dados em datas
                Danilo Vasconcelos

Thiago Cunha, esse é o espírito dessa comunidade!

Muito obrigado!

• 5. Re: Ajuda com disposição de dados em datas
                  Danilo Vasconcelos

Gustavo Aguiar, aguardamos agora sua contribuição quando possível aos novos e demais membros!

Vamos juntos!

abs