1 Reply Latest reply on Jul 26, 2017 10:21 AM by Deepak Rai

% de uma dimensão sobre o total com 2 tabelas vinculadas

Gabriela Chaves

Olá pessoal,

Minha primeira vez aqui no Forum, espero que vocês consigam me ajudar.

Tenho 2 bases de dados: a primeira refere-de ao meu quadro ativo de funcionários e a segunda refere-se ao funcionários que realizaram treinamentos.

Preciso fazer uma fórmula que calcule o % de funcionários que foi treinado. Sei que parece simples, mas o complicado vem agora.

Ambas as bases possuem um ID do funcionário e com isso consigo buscar todas as informações demográficas dele. Sendo assim, consigo aplicar todas essas informações como filtros no meu painel e o cálculo ocorre corretamente. Contudo, na minha base de dados de treinamento eu possuo uma coluna com a classificação do treinamento. Quando tento colocar essa classificação como filtro, a fórmula do % do quadro treinado passa a trazer dados errados.

Exemplo:

Meu quadro tem 100 funcionários

50 foram treinados, ou seja 50% do quadro.

Para o treinamento A foram treinados 20 funcionários, sendo assim, 20% do meu quadro total, porém, quando faço esse filtro no tableau o valor que me traz é 100% (como se filtrasse na base inteira apenas quem fez o treinamento A, desconsiderando o quadro geral) ou então me traz o 40% (percentual que refere o quanto os 20 treinamentos A correspondem do total de treinados que seria 50).

Tentei fazer fórmulas com COUNTD, mas houve problema na junção das duas bases, ficou vermelho com erro.

Você consegue uma fórmula que faça esse cálculo ?

Obrigada !