2 Replies Latest reply on Aug 2, 2017 9:01 AM by Nilton Kazuyuki Ueda

Trabalhar com datas

alexandre.kumagai

Pessoal, bom dia.

Preciso de um help...

Eu preciso fazer uma previsão a partir de uma data, porém, tenho que considerar os dias úteis.

Isso é possível?

Exemplo:

-Data venda = 26/07/2017

-Dias úteis = 10

-Data prevista = 09/08/2017

Desde já agradeço.

Abraço,

Alexandre

• 1. Re: Trabalhar com datas
          Thiago Cunha

Salve Alexandre....

Cheguei... antes tarde do que nunca...... (Estive ocupado e só agora de manhã pude parar para brincar com isto.

Então, trabalhar com dias úteis é bastante complicado porque não se tem até o momento  uma função que auxilie nesse sentido, sendo assim, cada um cria seu cálculo para atingir seus resultados. O cálculo a seguir foi desenvolvido por mim e parece estar funcionando corretamente:

DATEADD('day'

,[Adicao dias]

+(FLOOR([Adicao dias]/5)*2)

+(IIF((DATEPART('weekday',DATEADD('day',[Adicao dias]+(FLOOR([Adicao dias]/5)*2),DATEADD('weekday',-(DATEPART('weekday',[Data],'sunday')-2),[Data])),'sunday')+(DATEPART('weekday',[Data],'sunday')-2))>=7,2,0))

+(DATEPART('weekday',[Data],'sunday')-2)

-IIF(DATEPART('weekday',[Data],'sunday')=7,1,0)

,DATEADD('weekday',-(DATEPART('weekday',[Data],'sunday')-2),[Data])

)

Detalhes sobre o Cálculo:

1. São utilizadas duas informações de entrada: A data inicial (Data) e o Número de dias úteis (Adicao dias) que se queira adicionar
          2. O campo  Data tem que ser um campo de data válido.
          3. O número de dias que se deseja acrescentar pode ser um parâmetro ou um valor de outro campo, que aqui no meu cálculo é um valor numérico.
          4. Se a data inicial começa em um Sábado ou Domingo, no meu cálculo equivale uma data iniciando na sexta, pois a primeira segunda já contará como o primeiro dia útil.
            1. A exemplo: Se eu tenho uma ordem que caia em uma sexta, sábado ou domingo e acrescento dois dias úteis, o meu resultado será uma data na terça
          5. Basta substituir os campos "Data" e "Adicao dias" e ser feliz.

ps.: Segue também um exemplo de teste com este cálculo funcionando

https://public.tableau.com/views/TableauDateAdd-Diasuteis3_0/DateAddparaDiasUteis?:embed=y&:display_count=yes&publish=ye…

1 of 1 people found this helpful
          • 2. Re: Trabalhar com datas
            Nilton Kazuyuki Ueda

Alexandre, tudo bem?

No seu modelo de dados, você tem uma dimensão de data onde informe em uma coluna se trata-se de dia útil ou não?

Isso pode ser um caminho para a resolução do problema, embora o Arquanjo já deu uma boa dica de como matar o problema.