2 Replies Latest reply on Mar 30, 2017 10:02 AM by Thiago Cunha

Contagem de clientes ativos

Diogo Souza

Em um análise que possuo, considero "Cliente Ativo" todo cliente que fez ao menos uma compra nos últimos 6 meses, ou seja, olhando para o mês de fev/17, serão considerados ativos os clientes que fizeram pelo menos uma compra de set/16 á fev/17.

Não estou conseguindo fazer esta contagem de clientes dentro deste período.

Detalhe, preciso comparar mês a mês, ou seja, quantos ativos tinham em novembro, dezembro, janeiro e cada mês sempre puxa os dados de 6 meses atrás.

Espero que eu tenha sido claro na explicação de minha dúvida.

Desde já, obrigado.

Diogo Dias de Souza

• 1. Re: Contagem de clientes ativos
          Luciano Vasconcelos

Bom dia.

Esse tipo de coisa é bem chato de fazer no Tableau.

Veja esse link:

new business vs recurring

• 2. Re: Contagem de clientes ativos
            Thiago Cunha

Olá Diogo,

Cara, isso é relativamente simples.

Antes de seguirmos, é importante ter em mente a conceituação de que você precisa garantir que todos os meses apareçam na base independente se houve venda, ou seja, sua base deve ser um Left join com mês à esquerda, para garantir que todos os meses estejam presentes na base. vamos lá:

1. Primeiro você precisa contar distintamente os clientes no intervalo {mês da análise até 6 meses atrás}. Esse é o número de clientes ativos olhando a data de análise (suponha hoje)
            2. Entendido o cálculo anterior e feito isso para o caso mês atual, você precisa fazer isso para os outros mês também.
            3. Existe uma função que fixa valores para uma dimensão. Você precisará dessa função para inserir em cada mês essa análise. Então ficaria assim:

{Fixed mês : countd( if mês <= month(mês) and mês > month(mês)-6 then cliente end )}

Traduzindo, eu disse para o Tableau: fixe para cada mês na base a contagem distinta dos cliente se o registro é menor que a data que estou em análise e maior que a data de seis meses atrás.

com isso você poderá montar uma tabela com o número de clientes que realizaram compra nos últimios 6 meses arrumada por mês... Tipo

em dezembro contagem dos cliente que realizaram compra entre julho e dezembro

em janeiro contagem dos cliente que realizaram compra entre agosto e janeiro

em fevereiro contagem dos cliente que realizaram compra entre setembro e fevereiro

em março contagem dos cliente que realizaram compra entre outubro e março

em abril contagem dos cliente que realizaram compra entre novembro e abril

para cada mês, você terá fixado o valor do total de clientes dos últimos 6 meses.

Se precisar de uma ajuda maior, poste um arquivo de exemplo.