8 Replies Latest reply on Mar 31, 2017 7:26 AM by Paulo Dantas

Compartilhamento de Metodologia

Paulo Dantas

Boa tarde à todos do grupo de Fortaleza, estamos buscando desenvolver uma metodologia para a área de Business Intelligence, e gostaria de saber se vocês poderiam compartilhar sua experiência, quando trata-se de criação de novos indicadores, quais procedimentos vocês realizam, etc.

Estamos estudando o Tableau Drive, vocês conhecem ou aplicam algo dele?

Grato pela atenção.

• 1. Re: Compartilhamento de Metodologia
          Thiago Cunha

Se você não tem nenhum rumo ou expertise para implementação de projeto nesta área ou total afinidade com a ferramenta, então o Tableau Drive vai ajudar muito. Para falar a verdade, até se tiver experiência proveniente de implementação de outra tecnologia Self Service BI, ainda sim valerá o Tableau Drive, uma vez que foi desenhado pelo Tableau para o Tableau, mas não ele não é tudo.

Eu não recomendo muito essas consultorias conveniadas, porque eles não são tão especializados na ferramenta como dizem. Eles conhecem apenas o que aprenderam e curso e muito mal. Eu recomendaria procurar consultorias independentes especializadas com projetos de BI, ou se tiver sorte, contratar um profissional já bem experiente com a ferramenta, mas a verdade é que ainda tem muito poucos profissionais aqui no Brasil.

Ps.: Pense que Tableau é apenas uma ferramenta e metodologia não depende tanto da ferramenta.

Ps2.: Você que está em Fortaleza terá um desafio extra. Passei dois meses em Fortaleza ano passado e encontrar profissionais por aí está dificílimo. Mas o Tableau é a ferramenta mais autônoma e fácil de se implementar.

Boa Sorte.

1 of 1 people found this helpful
          • 2. Re: Compartilhamento de Metodologia
            Paulo Dantas

Sim, eu tenho experiência em projetos de BI, trabalhei em consultoria da concorrência e agora estou trabalhando em empresa com BI Tableau, procurando implantar o BI Self service, pois oque passei em quase 3 anos na área de BI, não vi nenhuma empresa das que atendi trabalhar realmente com BI Self service, apenas BI 'report', aquelas situações aonde as pessoas apenas reproduziram seus reports para as ferramentas de BI.

Mas sim, o Drive é uma possibilidade real, pois se encaixa na ferramenta e algumas metodologias da empresa, por isso estamos mesclando e escolhendo o que poderá ser utilizado nessa nova metodologia.

A questão maior foi levantada no intuito de ter uma ideia do que as empresas estão trabalham por aí, para implantar seu BI Self services, para estudar os prós e contras.

Mas obrigado pelo seu ponto de vista.

Grato pela atenção.

Abraço.

• 3. Re: Compartilhamento de Metodologia
              Thiago Cunha

E aí Paulo....

Eu nem tinha reparado que era você... eu saí respondendo... mas acho que entendi melhor seu ponto.

No seu caso, não tenho dúvida de que terá sucesso. Claro que uma consultoria certa pode adiantar muita coisa, mas há um prazo de maturidade média de 2 anos aqui no Brasil, que é muito alto. Muitas empresas compram o Tableau e vão seguindo durante um tempo sem ter retorno por que não tem maturidade e expertise na área. Eu posso falar isso porque onde estou agora acontece isso, a ferramenta já está presente há um bom tempo, mas só agora que cheguei que ela está começando a se tornar a ferramenta oficial. Na empresa em que tive o primeiro contato com o Tableau foi a mesma coisa, era um projeto falido de mais de um ano, eu não sabia nada de BI na época (até porque eu sou economista, não sou de TI) aí cheguei comecei a aprender o Tableau e foi aí que a ferramenta começou a dar sentido às coisas por lá.

Enfim, acho que entendi melhor o seu caso:

1. Há duas formas de implementar o self service BI com o Tableau
                1. Fornecer o Tableau Desktop para seus analista
                2. Com o Tableau Server habilitar a edição web
              2. Apesar do intuito do Self Service, é preciso entender que uma certa centralização é necessária
                1. Ter alguém especializado cuidando do Tableau Server (não em termos de infra) para publicar os painéis e conteúdo geral. O mercado global segue isso, porque se abrir demais, cada um começa a publicar qualquer coisa e isso pode desestabilizar o servidor e matar a performance.
                2. Em contrapartida, você pode subir um ambiente de desenvolvimento mais aberto permitindo seu público fazer publicações etc.
              3. Necessário ter em mente que para uma aplicação Self Service eficiente, você precisa ter uma estrutura de dados boa. Ter um DW é o ideal. No Tableau você pode publicar fontes (tratá-las como datamarts) para o publico, fazendo até a governança desses dados.
                1. Aqui tem que ressaltar a importância de uma área especializada para coleta, tratamento e armazenagem dos dados, ou seja, ETL.
                2. Mais uma vez caímos no ponto em que uma certa centralização é necessária.
              4. Em termos de prós e contra:
                1. Fornecer o Tableau Desktop para os analista tem o custo de licenciamento (mas você pode virtualizar o tableau com Citrix, Parallels e mais umas 3 ou 4 aplicações compatíveis); ou
                2. Habilitar a edição web no Tableau Server o que requer um ambiente bem escalonado para performar bem.

Bom, tem muita coisa que pode ser feita, mas acho que isso já deve te dar um norte.

1 of 1 people found this helpful
              • 4. Re: Compartilhamento de Metodologia
                Paulo Dantas

Deu sim, era mais ou menos oque previa, mas com a experiência de outros, posso ter uma maior cuidado e até respaldo no que aborda na metodologia.

Obrigado.

Abraço.

• 5. Re: Compartilhamento de Metodologia
                  Thiago Cunha

Verdade...

Se alguém me dissesse para dar uma única recomendação, eu daria:

Foca no DW.

• 6. Re: Compartilhamento de Metodologia
                    Paulo Dantas

Inclusive nós usamos o SAP BW com SAP HANA, o problema são as outras fontes, planilhas, DB Oracle etc.

Estamos juntando o máximo de informação para construir um modelo sólido e eficaz.

Abraço.

• 7. Re: Compartilhamento de Metodologia
                      Thiago Cunha

Não vejo muito problema em termos de planilha e DB's de uma forma geral....

As dificuldades maiores são sempre com aplicações que compramos e tem o DB fechado. Às vezes algumas soluções que compramos avulsas para solucionar um problema pode ajudar, mas na hora de colher as informações não dá, o DB é fechado e geralmente o fornecedor quer cobrar para te dar acesso aos dados.... Já passei por isso com um ERP.... Com dados de relógio de ponto... e até com dados de máquinas de impressões....

• 8. Re: Compartilhamento de Metodologia
                        Paulo Dantas

Entendi seu ponto de vista.

É verdade, às vezes existe esta dificuldade.

Obrigado pelo seu compartilhamento, acaba nos dando mais variáveis para abordar nesta metodologia.

Abraço.