4 Replies Latest reply on Mar 11, 2017 5:16 AM by Paulo Dantas

Melhores Praticas - Governança de dados

Tiago Ferrucio

Senhores,

Tenho algumas dúvidas relacionadas a governança de dados. A primeira delas é:

- 1ª Hoje consigo criar um calculo no dashboard e publicar ou posso criar o calculo dentro do data set, assim consigo usar esse calculo em outros dashboards, etc. Porém, algumas vezes ao criar o calculo no data set, após a publicação apresenta alguns erros. Isso é um problema no Tableau ou de fato a "melhor pratica" é criar dentro do dashboard? Como é feito essa governança no mercado?

- 2ª Sobre a nomenclatura de campos calculado. Existe algum material sobre este assunto? Como é utilizado no mercado?

- 3ª Existe algum fluxo desenhado ou matérial de boas práticas de deploy, tanto de dashboards como de data sets?

Atenciosamente,

Tiago Ferrucio

• 1. Re: Melhores Praticas - Governança de dados
          Dmitry Chirkov
          1. I'd love to know some specific details about this.In theory this should not happen so I wonder what's going on here.
            In general, adding calculations to your published datasources is a very good practice since it reduces duplication and promotes consistency.
          2. Naming convention is up to you as long as name provides a hint as to what's inside. Plus you can make use of a Comment field (right click > Default properties > Comment) which will show up when you hover over it in the list. I saw some people organizing fields with folders.
          3. This is a very good read: Best Practices for Designing Efficient Tableau Workbooks, the V10.0 edition | The Last Data Bender
          2 of 2 people found this helpful
          • 2. Re: Melhores Praticas - Governança de dados
            Luciano Vasconcelos

Vou entrar nessa embora ache que não vá conseguir contribuir muito:

- 1ª - Ainda não vi esse erros que você comentou mas entendo que publicar na fonte seria uma melhor prática. Na minha opinião iria mais longe: inteligência e regras de negócio devem ficar em origens acessíveis a outras ferramentas, quero dizer, no banco de dados. Ferramentas de visualização não deveriam ser repositórios de dados com regras de negócio.

- 2ª - Nomenclatura em geral deve seguir as regras de cada empresa mesmo sendo o Tableau uma ferramenta user-friendly em teoria mais voltada para usuário final.

- 3ª - Nunca vi o Tableau vinculado a uma ferramenta de deploy. Se souber de alguma coisa do tipo compartilhe pois tenho essa necessidade atualmente.

1 of 1 people found this helpful
            • 3. Re: Melhores Praticas - Governança de dados
              Tiago Ferrucio

Senhores,

Sobre o erro, não consegui simular novamente para postar. Más creio que foi algum calculo usando campos de outra fonte de dados, na hora da publicação ele acabava se perdendo.

Nomenclatura, chegue a conclusão que quanto mais completo for o nome do campo, melhor será o entendimento das equipes que iram utilizar as fonte de dados. Fiz alguns testes com a equipe e tive consideráveis ganhos de produtividade e entendimento, inclusive de pessoas que não entendiam do negocio.

Ferramenta de Deploy, em pesquisas encontrei uma ferramenta de terceiros, que promete fazer diversas operações e uma delas é o deploy, porém, não testei. Vale a pena ressaltar que esta ferramenta não é free e o valor considerável. Link da ferramenta: https://powertoolsfortableau.com/tools/edt/

Artigo no blog da Tableau, que pode complementar o assunto de deploy. A Tableau Champion's Guide to Migrating Workbooks and Data Sources | Tableau Software

Atenciosamente,

Tiago Ferrucio .'.

1 of 1 people found this helpful
              • 4. Re: Melhores Praticas - Governança de dados
                Paulo Dantas

Eu tenho alguns problemas também quando se trata em publicar fonte de dados.

Publiquei as fontes contendo campos calculados usando duas fontes de dados publicada, e quando eu baixo a fonte para republicar, ela informa erro no campo porque está esperando o campo dessa outra base de dados.

Mas ao publicar ele funciona corretamente. Acredito que seja algo que você tenha que pensar muito antes de publicar as fontes para tornar a ferramenta mais BI Self service.