-
1. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Luciano Vasconcelos Jul 4, 2016 6:51 AM (in response to Rafael Marques)Bom dia.
Concordo não ser o ideal alterar mas o Tableau que eu saiba ainda não têm a inteligência que você precisa.
Eu utilizaria um outro excel como máscara para deixar títulos na primeira linha e dados a partir da segunda ou renomearia os rótulos automáticos na primeira vez e criaria um filtro conforme abaixo:
-
2. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Rafael Marques Jul 4, 2016 12:40 PM (in response to Luciano Vasconcelos)Luciano Vasconcelos, obrigado pela resposta. Seria uma grande ajuda se o Tableau possibilitasse a escolha da linha a ser buscado o título dos campos.
Depois testei o que você recomendou editando os rótulos. Mas depois fui informado que ao começarmos o projeto definitivo os dados irão vir em um formato já editado, no momento é apenas uma demo para o cliente.
Aproveitando, poderia me tirar mais uma dúvida?
Gostaria de fazer o mesmo que fiz para os mapas e tabela com unidades/postos, também para os gráficos de rosca. Quando mudasse o filtro o gráfico que não correspondesse ao filtro seria oculto e o referente ao filtro seria apresentado. Não consegui pois me pareceu que o gráfico de rosca/pizza aloca um espaço mesmo quando nãpo há dados e ficando o espaço alocado em branco. Assim tive que deixar os gráficos de rosca fixo mesmo quando o filtro não deveria apresentar ele.
Você teria alguma dica?
-
3. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Luciano Vasconcelos Jul 5, 2016 7:17 AM (in response to Rafael Marques)Não entendi.
Está funcionando corretamente.
-
4. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Rafael Marques Jul 5, 2016 7:58 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Eu gostaria de criar gráficos de pizza para "Unidades Ativas, "Postos Ativos" e "Postos a Inaugurar", como não consegui fazer com que eles ficassem ocultos quando mudasse o filtro/parametro, criei apenas esses três, os dois primeiros são para Unidades Ativas e o terceiro para Postos Ativos, eles ficaram fixos mesmo mudando o filtro, gostaria que eles pudessem ser ocultos quando mudasse o filtro e não houvesse dados, assim eu poderia criar mais gráficos de pizzas como fiz com o mapa e tabela e eles tomassem o lugar do que ficou oculto.
-
5. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Luciano Vasconcelos Jul 5, 2016 10:10 AM (in response to Rafael Marques)1 of 1 people found this helpfulBoa tarde.
Você vai ter que arrumar o layout mas a lógica tá pronta.
-
6. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Rafael Marques Jul 5, 2016 12:23 PM (in response to Luciano Vasconcelos)Luciano Vasconcelos, eu havia feito mais ou menos isso, tinha utilizado o mesmo filtro dos mapas e tabelas no gráficos de rosca, eles ficam em branco quando não há dados, gostaria que eles ficassem igual ao mapa, não aparecesse nada, assim poderia colocar vários gráficos de rosca lado a lado e só apareceriam os que tivessem dados. Acho que não funciona, pois mesmo não havendo dados para o gráfico de rosca/pizza ele ficam em branco já reservando o espaço dele, não se comportando como a tabela e mapa que ficam com o espaço sem nada a apresentar.
Quanto a dúvida do post, consegui uma dica com meu chefe, ele em outro trabalho utilizando uma tabela que também possui a autofiltro e títulos das tabelas a partir da segunda linha, ele ativou a opção do Interpretador de dados, ele faz parte do trabalho, depois tive que editar apenas dois campos que não ficaram com os nomes corretos, mas o restante ficou.
Obrigado pela ajuda
-
7. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Luciano Vasconcelos Jul 5, 2016 12:46 PM (in response to Rafael Marques)Não.
Dá pra fazer sim. Depende de como vc monta a tela ele reserva ou não o espaço.
-
8. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Rafael Marques Jul 5, 2016 12:54 PM (in response to Luciano Vasconcelos)Se você puder, faz um exemplo onde o gráfico de pizza/rosca fique oculto não deixando o espaço em branco?
-
9. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Luciano Vasconcelos Jul 5, 2016 1:21 PM (in response to Rafael Marques)1 of 1 people found this helpfulO problema é a pizza/rosca. No de barras ele faz.
Vc não pode trocar?
Uma alternativa é você parametrizar os gráficos.
Ex:
Case [Tipo de Dados]
When "Postos Ativos" Then [Será transformado em Unidade?]
When "Unidades Ativas" Then [Unidades ativas (Postos e unidades mai2016_Copia)].[Localização da Unidade]
End
Mas só vai funcionar para dados na mesma base, sem data blend.
-
10. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Rafael Marques Jul 6, 2016 4:27 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Luciano Vasconcelos, obrigado pela ajuda. Eu havia conseguido fazer utilizando barras. Utilizei o mesmo filtro que está sendo aplicado tanto para os mapas quanto para as tabelas. Havia deixado os gráficos de rosca/pizza pq achei legal uma mistura dos gráficos, pois eram para apresentação. Mas caso a ideia seja aceita vou tentar mudar para barras.
-
11. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Luciano Vasconcelos Jul 6, 2016 4:31 AM (in response to Rafael Marques)O ótimo é inimigo do bom.
Entrega e depois tenta outra alternativa.
Abço.
-
12. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Rafael Marques Jul 6, 2016 6:08 AM (in response to Luciano Vasconcelos)Já passei para o pessoal da empresa. Ultimamente estou fazendo vários protótipos para apresentação aos clientes, por isso tenho que ficar procurando idéias.
-
13. Re: Utilizar planilha excel com autofiltro e nomes de campos a partir da terceira linha
Luciano Vasconcelos Jul 6, 2016 6:50 AM (in response to Rafael Marques)Essa é nossa vida.
Devíamos ter feito Marketing. Rsrs