hans-rosling-demos-gapminder.jpg

É com muita alegria que conseguimos tirar o projeto InfoData do papel e demos início ao compartilhamento do conhecimento em torno do mundo visual dos números e fatos.

Com isso, abriremos os trabalhos falando sobre o grande inspirador desse blog, Hans Rosling, um médico sueco que inquieto com as informações estatísticas sobre a humanidade buscou fazer comparações entre riqueza e saúde de diferentes países. Utilizando a técnica de visualização de dados, o inovador e muito espirituoso, Rosling criou o Gap Minder, o projeto utiliza o cruzamento de informações online contextualizando os dados mais importantes da história desde 1800 até 2011. Segundo Rosling, a leitura de um dado só é ruim quando o leitor não tem interesse em conhecer a informação que o dado traz, mas se esse dado for importante para os negócios, com certeza a leitura e a compreensão desse dado será bem detalhada.

“It’s only boring if you get data you didn’t ask for, or if you don’t realise its link with the real world.” (Um dado só é chato se você não perguntar por ele, ou se você não perceber um link com o mundo real, tradução livre)

Além disso, há o lado negro da força, pois é muito fácil manipular um dado e usar isso para convencer as pessoas de coisas que não são reais ou de informações tendenciosas. O que é um tipo de mentira baseado em números manipulados. Portanto, é preciso ter muito cuidado ao trabalhar com os dados e ter conhecimento do poder das representações visuais das estatísticas.